Moto com segurança: 10 dicas p/ evitar acidentes

26/07/2018 às 6:00 pm

Quem anda de moto sabe que nem sempre as ruas são ambientes seguros. Muitas vezes, motoristas desatentos acabam colocando a vida de motociclistas em perigo; outras vezes é o ambiente que torna a viagem insegura. Aqui listamos 10 dicas para você pilotar sua moto com segurança.
1- Sempre use capacete.

Mesmo para ir só até a esquina, tanto o condutor quanto o passageiro devem usar capacetes.  Além de ser obrigatório, qualquer imprevisto se torna muito menos perigoso quando se usa o item de segurança. Procure um modelo que tenha fitas refletoras, pois aumentam a visibilidade.

Capacete ralado, Moto com segurança

Tá vendo como o capacete é importante?

2. Use uma peça de roupa clara ou refletora.

Prefira uma peça clara ou especialmente projetada para motos, com fitas refletoras. Este cuidado facilita que sua motocicleta seja vista por todos. Lembre-se que pilotar sua moto com segurança depende também dos equipamentos corretos.

3. Fuja dos pontos cegos

Cada veículo tem seus pontos cegos, mas vale a regra: se você não vê o motorista através do espelho, ele também não vê você. Prefira manter-se à direita em pistas rápidas.

pontos cegos, Moto com segurança

O motorista do carro não consegue ver a moto, nem a van

4. Procure uma moto com ABS ou CBS

O freio ABS é aquele que evita o travamento das rodas, não deixando a moto derrapar. Já o freio CBS distribui a força da frenagem proporcionalmente entre as duas todas, a fim de garantir uma desaceleração rápida e segura.

Desde 2016, as fabricantes ou importadoras de motos são obrigadas a incluir freio ABS ou CBS em parte das unidades novas. Desde o dia 1º de janeiro de 2018, a exigência vale para 60% do total de motos novas no mercado.

5. Mantenha distância

Mantenha uma distância segura do veículo à sua frente e, conforme a velocidade aumenta, amplie ainda mais este espaço entre vocês.

6. Cuidado com os buracos e estradas antigas

Estradas antigas podem ter pontos de desgaste na junção de placas de concreto – o que rapidamente se transforma em armadilha do trânsito. Fique atento a estes locais para que possa desviar ou atravessar com cuidado.

7. Pedras, areia, óleo e água

São armadilhas que dificultam o equilíbrio e o controle da motocicleta. Evite passar por estes terrenos, mas se não tiver escolha procure manter aceleração constante e evite frear sem motivo.

8. Faixa de pedestres

Cuidado ao frear por sobre faixas de pedestres. Muitas vezes a tinta utilizada para pintar as faixas é de baixa qualidade e acaba se tornando escorregadia na chuva. Esta é mais uma situação em que o freio ABS pode salvar sua vida. Mas isto não é desculpa para não parar para um pedestre que queira atravessar na faixa. É só tomar cuidado e frear com antecedência, antes da parte pintada no asfalto.

9. Invista em um colete airbag

O colete airbag para motociclistas conta com um sistema que infla em questões de milésimos de segundos após o impacto e ajuda a proteger as regiões do peito, abdômen, e principalmente sua coluna. O airbag é acionado automaticamente na ocasião de uma queda ou colisão. Veja no vídeo abaixo como é o seu funcionamento.

10. Respeite a legislação e não se distraia

Pilotar uma moto com segurança depende de muitos fatores, mas o principal é a concentração de quem conduz o veículo. Esta tarefa exige atenção total, ainda mais em trânsito intenso ou climas desfavoráveis. Além disso, jamais acelere acima da velocidade máxima permitida, nem ultrapasse em local proibido. Lembre-se que você é o maior responsável pela sua segurança.

últimas Postagens