5 deveres dos pedestres no trânsito

06/09/2016 às 1:54 pm

Sendo a parcela mais sensível e vulnerável do trânsito, os pedestres não possuem nenhuma responsabilidade no quesito segurança, certo? ERRADO! Engana-se quem pensa que motoristas, ciclistas e motociclistas são os únicos que possuem obrigações no trânsito! O fluxo nas ruas se torna cada dia mais intenso e os pedestres, parte crucial dessa dinâmica, também precisam estar sempre atentos a alguns deveres para garantir a segurança de todos.

Com o intuito de promover uma circulação mais segura, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece algumas posturas defensivas para pedestres. É preciso educação e conscientização de todos para as atitudes seguras se tornem rotina!

1) Olhar para os dois lados antes de atravessar uma via.

Não atravesse a rua sem olhar para ambos os lados e ter certeza que não há os carros se aproximando. Cruze em segurança, sempre atento ao tráfego de outros pedestres, carros, motos e bicicletas!

shutterstock_149854844

2) Aguardar a passagem do veículo ou aguardar que ele pare.

A preferência ao pedestre não é absoluta, como alguns pensam. Embora exista uma regra de responsabilidade, segundo a qual os condutores de veículos são responsáveis pela segurança dos pedestres, quando há sinalização semafórica, ambos devem estar atentos.

shutterstock_24395518

3) Atravessar sempre em linha reta, pisando firme e sem correr.

Lembre-se sempre de andar em linha reta e não corra para atravessar. Geralmente, os carros não verão você disparar em direção a rua.

shutterstock_77137348

4) Olhar atentamente para os lados ao descer de um carro ou ônibus.

Para descer de um carro, o ideal é que você não o faça no meio da rua, mesmo se o sinal estiver fechado e você sentir que dá tempo. Verifique pelo retrovisor se não há nenhum outro carro ou moto vindo em sua direção, e só depois abra a porta.

shutterstock_445400857

5) Atravessar sempre andando na faixa de pedestre.

A travessia deve ser feita sempre pela faixa de pedestres e, por segurança, nenhum pedestre deve circular no meio dos veículos.

shutterstock_17639629

últimas Postagens