5 inovações tecnológicas para o trânsito

24/04/2019 às 1:11 pm

As inovações tecnológicas são grandes aliadas do trânsito seguro. Elas representam economia no longo prazo, um trânsito menos caótico e diminuição nos acidentes, poupando vidas humanas. Separamos 5 inovações que já podem ser implementadas no Brasil e que representariam um grande avanço na qualidade do trânsito brasileiro.

Semáforos mais modernos

Semáforos antigos apresentam problemas de sincronização, ou seja, fazem os veículos ficarem parados por períodos desnecessários. Sincronizar os semáforos ao longo de uma mesma via aumenta a fluidez e diminui os congestionamentos.

Além disso, no Brasil ainda são poucas as cidades que possuem centros de controle de tráfego, que podem mudar o tempo de ‘sinal vermelho’ de acordo com os diferentes horários do dia e o volume de veículos. Uma inovação tecnológica interessante são os chamados ‘semáforos adaptativos’. Na prática, os aparelhos identificam a quantidade de veículos em cada rua de um determinado cruzamento, e em tempo real, aumentam o tempo de ‘sinal verde’ para a rua com maior volume de automóveis. Isto evita congestionamentos desnecessários e paradas muito longas.

Controle inteligente de tráfego

Novas tecnologias, como veículos conectados e big data*, estão dando origem a sistemas inteligentes de controle de tráfego. Eles analisam o fluxo em tempo real para orientar decisões como a inversão do sentido de uma pista e a contenção da entrada de novos veículos na rodovia. Nos Estados Unidos, reduziram em 15% o consumo de combustíveis e em 19% a emissão de gases do efeito estufa.

*big data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. 

Radares inteligentes

Além de surpreender condutores que desrespeitam os limites de velocidade, modelos de radares criados nos últimos anos são capazes de detectar vários outras infrações, como usar o celular ao volante, dirigir sem cinto de segurança e trocar de faixa sem dar seta.

Exemplos como o da Lei Seca mostram que apertar a fiscalização pode ajudar a tornar o trânsito mais seguro. Este tipo de radar têm trazido resultados positivos na Europa e nos Estados Unidos.

Asfalto moderno

Quando dirigimos um carro na chuva, é importante que o asfalto tenha grande aderência para que o carro não derrape. Os asfaltos utilizados no Brasil ainda têm pouca aderência, além de contarem com pouca durabilidade. Rapidamente formam-se irregularidades e buracos nas vias, diminuindo a segurança nas estradas.

Já existem asfaltos mais modernos e mais duráveis, como, por exemplo, o asfalto borracha. Já usado há mais de 40 anos em países como os Estados Unidos, ele só passou a ser implementado no Brasil por volta dos anos 2000. Feito com uma mistura de partículas trituradas de pneus velhos que são inseridas na massa asfáltica, é 30% mais caro do que o normal, mas bem mais resistente, o que garante durabilidade e redução de gastos com reformas constantes, além de aumentar a segurança.

Energia Solar

A energia solar pode trazer diversos benefícios ao trânsito. Semáforos alimentados por energia solar não param de funcionar quando a luz acaba, e rodovias federais alimentadas por energia solar poderiam contar com iluminação, mesmo em trechos rurais onde geralmente as estradas são escuras.

últimas Postagens