Amazonas adota a placa Mercosul

11/12/2018 às 1:03 pm

A partir desta segunda-feira (10), os proprietários de veículos do estado do Amazonas poderão ter acesso às placas no padrão Mercosul. O estado é o segundo a adotar o modelo, que garante mais transparência e segurança para os veículos, graças à integração de informações com órgãos de fiscalização e segurança. Cerca de 750 mil veículos devem realizar a mudança para o novo modelo. Até 31 de dezembro, todas as unidades federativas do país deverão disponibilizar as placas padrão Mercosul para os proprietários.

De acordo com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o uso dos novos modelos de placas dará aos proprietários mais segurança contra fraudes. “O novo padrão garante maior segurança e permite uma fiscalização mais eficiente, minimizando a ocorrência de fraude e falsificações, como a clonagem de placas, por exemplo”.

O novo modelo só será necessário aos veículos que passarão pelo primeiro emplacamento, que realizarem a mudança de proprietário ou por vontade própria. A ação é de acordo com as resoluções nº 729/2018, nº 733/2018 e nº 748/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A adoção e a integração do novo padrão de placas facilita a identificação de veículos nos países-membros do Mercosul, formado atualmente pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Fonte: Ministério das Cidades
Foto: copagov

últimas Postagens