Aplicativo permitirá BO de acidentes de trânsito pelo smartphone

07/11/2019 às 6:20 pm

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), informou que está desenvolvendo um aplicativo que permitirá ao usuário registrar boletins de ocorrência através de seu smartphone. Chamado de Delegacia Virtual, o app promete auxiliar envolvidos em acidentes de trânsito sem vítimas, além de pessoas que foram roubadas ou furtadas.

Para utilizar o aplicativo, o usuário deverá informar seu CPF e enviar uma selfie, que será submetida ao sistema de reconhecimento facial da Serpro. Após a validação, o app oferecerá a possibilidade de gravação de áudio para relato da situação. Esse áudio será transcrito automaticamente e o texto será classificado de acordo com a ocorrência. O sistema também registrará a localização via satélite do acidente ou da ocorrência.

O app encontra-se em fase de concepção pelo Serpro, junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O protótipo inclui ainda uma outra interface que indica, dentro de um mapa, as ocorrências registradas em tempo real. Tudo para que o cidadão ou gestor tenham uma percepção instantânea das áreas com acidentes viários ou ocorrências policiais.

Além dos smartphones, o aplicativo funcionará em totens dentro das delegacias, facilitando o atendimento de registros de ocorrência. As delegacias poderão acessar as ocorrências encaminhadas pela solução para homologar os registros e, a depender da natureza do BO, o cidadão terá que comparecer ao órgão para complemento de informações.

últimas Postagens