Aplicativos de transporte para pessoas com restrições de mobilidade se multiplicam

17/12/2019 às 6:27 pm

Vêm crescendo o número de aplicativos destinados ao transporte de cadeirantes, idosos ou pessoas com outras limitações físicas e funcionais

Muitas vezes, as pessoas com restrições de mobilidade encontram dificuldades em se locomover em calçadas, no transporte público ou em serviços de transporte por aplicativo convencionais, sem veículos adaptados. A maioria das capitais brasileiras conta com táxis adaptados para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes ou idosos, mas vêm se multiplicando o número de aplicativos de transporte especializados nesse tipo de serviço, prometendo praticidade, preço junto e maior autonomia.

Em Aracaju e Maceió, o Disloq Fácil conta com veículos adaptados para agilizar a entrada e a fixação de cadeiras de roda. Além disso, os condutores são treinados para atender o cliente em todas suas necessidades e podem inclusive acompanhá -lo durante todo o passeio, viagem ou consulta.

Também no nordeste, o app Essence Cuidados do Recife oferece dois tipos de carros: o adaptado com elevador para cadeirantes e o usual para pessoas com mobilidade reduzida. O serviço ainda pode ser requisitado pela internet ou pelo telefone, facilitando a vida de quem não se dá bem com os smartphones. Os motoristas são cuidadores capacitados ou técnicos de enfermagem e ao contrário do Uber e dos táxis, o pagamento é feito por hora e não por quilometragem percorrida

Fundada em 2003, a Especial Coop do Rio de Janeiro é pioneira no país em transporte especializado para pessoas acidentadas em reabilitação, idosos e portadores de necessidades especiais temporárias ou permanentes. Hoje, a cooperativa conta com 50 veículos adaptados, que podem ser solicitados através de um aplicativo ou de chamada telefônica.

Em Brasília, o aplicativo Mobilidade também funciona como uma espécie de Uber para pessoas com dificuldade para se locomover. O diferencial é o bagageiro instalado no teto dos veículos, que permite transportar a cadeira de roda sem ocupar o espaço interno. A equipe do Mobilidade também oferece ajuda para instalar o aplicativo no celular do cliente, por WhatsApp.

Outros aplicativos de transporte especializados em pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes ou idosos são o Eu Vô, de São Paulo e o BH Taxi Cadeirantes, de Belo Horizonte.

últimas Postagens