Rodovias Federais contam com app de desconto em multas

05/11/2018 às 11:13 am

Publicado em IPnews

A Polícia Rodoviária Federal aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), aplicativo desenvolvido pelo Serpro que permite desconto de até 40% no pagamento de infrações de trânsito. Como o DNIT já utilizava a tecnologia, todas as vias federais passam a ser atendidas pelo app, o que representa uma cobertura de cerca de 1,7 milhão de quilômetros de estradas e rodovias distribuídas por todo o país.

Desde o lançamento do Sistema de Notificação Eletrônica em novembro de 2016, cerca de quinhentas mil multas já foram pagas utilizando a tecnologia. Um valor de aproximadamente R$50 milhões em infrações foi quitado com o desconto de 40%. “Isso representou uma economia de cerca de R$ 33 milhões para os cidadãos brasileiros”, explica Glória Guimarães, diretora-presidente do Serpro. O aplicativo já tem mais de um milhão de veículos cadastrados. As maiores frotas são do Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais.

Por que o desconto?

As vias do país são administradas por órgãos autuadores diversos, que podem ser nacionais, como o DNIT, regionais, em geral representados pelos Detrans e, ainda, municipais. Quando o órgão faz a adesão ao SNE, passa a ter a capacidade de encaminhar as autuações aos proprietários de veículos diretamente por um dispositivo móvel.

A economia com a impressão, envio pelo correio e trâmite administrativo da notificação e do boleto de cobrança podem então ser repassada ao cidadão ou empresa. Daí a possibilidade de descontos de 20%, para quem quiser recorrer da multa, e 40%, para quem abrir mão do recurso. Outra vantagem é que o condutor fica sabendo da infração praticamente em tempo real.

O aplicativo pode ser baixado para dispositivos android ou ios. Pessoas jurídicas e físicas com certificado digital podem utilizar o SNE acessando o ambiente web.

últimas Postagens