Bafômetro inteligente será implantado na Europa em 2022

20/10/2021 às 8:33 am

Uma novidade na legislação europeia de trânsito mostra como a tecnologia é importante para segurança da circulação viária e a proteção da vida no trânsito.

A União Europeia vai adotar já nos próximos meses uma medida legal que tem por meta reduzir o número de sinistros de trânsito provocados por consumo de álcool dos condutores. Trata-se de um dispositivo “antiarranque”, conectado ao sistema de partida do veículo que o imobiliza, conhecido como “Alcolock”, abreviação de “travas de álcool”. Ao detectar que o motorista pode estar sob o efeito de álcool, por meio de sensores do ambiente no interior do veículo, ele trava imediatamente a partida. A calibração do equipamento varia conforme a tolerância permitida em cada país. A exigência do “bafômetro imobilizador” ocorreu no final de novembro de 2019, quando foi aprovado o regulamento dos requisitos de certificação do aparelho determinando que, no máximo até 5 de julho de 2022, todos os novos veículos deverão ter uma série de requisitos como um regulador de pressão dos pneus, um assistente de velocidade inteligente e uma “interface para instalação de bafômetros”. Além dos veículos novos, outros destinados ao transporte coletivo como ônibus, táxis, vans e similares deverão ter o bafômetro já instalados e seus condutores serão obrigados a usá-los.

Legislação – A nova norma está sujeita a futuras alterações que poderão especificar melhor como será a implementação, mas a prioridade é ter esses bafômetros já instalados nos novos carros e nos de transporte coletivo. Países como França, Itália e Bélgica já possuem regulamento para bafômetros antipartida. A partir de julho de 2022, a União Europeia quer que os demais países da comunidade adaptem suas leis à nova medida. A intenção é diminuir a taxa de ocorrências envolvendo condutores embriagados. Aqui no Brasil, por exemplo, uma pesquisa mostrou que 42% das mortes no trânsito em São Paulo, foram causadas por suspeita de embriaguez ao volante. De janeiro de 2019 a julho de 2021, foram registrados no estado 12.470 acidentes e 892 óbitos de motoristas com suspeita de embriaguez, a maioria jovens. O bafômetro imobilizador ainda não é exigido no Brasil, embora tramitem no Congresso Nacional propostas com esse intuito. Seria, sem dúvida, ferramenta muito importante de prevenção – assim como é o exame toxicológico para a emissão e renovação da habilitação dos motoristas profissionais –  para conter tantos sinistros pela falta de consciência de muitos condutores que fazem uso e consomem álcool e outras drogas psicoativas.

Fonte: Portal Gizmodo e Redação Trânsito Livre

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