Câmeras detectam veículos roubados, clonados e ligados ao tráfico.

14/05/2020 às 1:13 pm

As câmeras para leitura automática de placas, recurso tecnológico de precisão que está sendo adotado em muitas cidades, foram instaladas em Piracicaba (SP) e já detectaram os primeiros veículos ligados a crimes, entre elas furto, tráfico de drogas e clonagem

As LAP, como é chamado esse sistema de leitura de placas, têm tecnologia OCR (Optical Character Recognition ou reconhecimento óptico de caracteres) e estão instaladas em 59 pontos de circulação da cidade, locais escolhidos estrategicamente pela Guarda Civil e Polícia Militar. O monitoramento é feito pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, por meio da Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade.

Três ocorrências foram registradas no mês de abril. Foram identificados um Citroën C3, que era utilizado na prática de furto e tráfico de entorpecentes; uma pick-up VW Saveiro, produto de furto, cujo motorista foi detido, além de um HB20 clonado, furtado em Cubatão, com o condutor também preso por receptação.

Atualmente, existem duas maneiras de capturar e reconhecer placas de veículos em circulação nas vias. O Sistema de Captura e Reconhecimento de Placas Embarcado, onde veículos das autoridades de trânsito e da segurança pública circulam pelas ruas com o equipamento instalado na viatura (ou em veículo descaracterizado) e o Sistema de Captura e Reconhecimento de Placas Integrado que são fixos e instalados em pontos específicos, como no caso de Piracicaba.

A decisão da escolha do sistema é sempre baseada nas características específicas do município, na relação custo/benefício e em sua facilidade de implementação.

 

Fonte: Portal G1

últimas Postagens