Novas câmeras identificam o uso do celular ao volante

05/02/2019 às 1:22 pm

Como funciona a nova tecnologia criada no Reino Unido para flagrar motoristas utilizando o celular

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso de celular ao volante já é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito do Brasil. Estudos internacionais indicam que manusear o celular durante a direção é tão perigoso quanto dirigir sob o efeito de álcool. Estima-se que teclar ou atender uma ligação ao volante amplia em 400 vezes a chance de provocar um acidente.

A infração é classificada como “gravíssima” pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resultando em multa além de sete pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A multa pode ainda ser combinada com outro tipo de infração, como a condução de veículo sem as duas mãos ao voltante, que aumenta o valor e rende mais cinco pontos na carteira.

Por se tratar de uma infração cometida dentro do veículo, muitas vezes não é possível que os agentes de trânsito identifiquem a conduta. Mas esta nova tecnologia, que já estreou no Reino Unido, promete colocar um fim à impunidade. As novas câmeras conseguem flagrar o interior do veículo e identificar se o motorista está utilizando o celular, comendo, fumando ou dirigindo sem o cinto de segurança. Por usarem infravermelho, é possível visualizar perfeitamente o interior do veículo, mesmo durante a noite.

One driver went so far to hold their phone with both hands while the passenger took over the steering. The pair were travelling at 80km/h

Muitos motoristas utilizam o celular abaixo da linha das janelas, na tentativa de evitar o flagrante. Mas estas câmeras conseguem filmar o colo dos motoristas, de cima para baixo, tornando-se impossível esconder o uso do celular, o cigarro ou qualquer outra infração.

Instaladas em intervalos de algumas centenas de metros, as câmeras conseguem medir a velocidade média feita pelo veículo em determinado trajeto. Portanto, não adianta apenas frear em cima do radar, como muita gente faz no Brasil. As câmeras conseguem perceber que o trajeto foi feito muito rapidamente, o que significa que em algum momento o motorista trafegou acima do limite de velocidade.

últimas Postagens