Carro do Google vai dar carona até o ponto de ônibus

07/08/2018 às 2:48 pm

Publicado em: Época Negócios

Carros sem motorista podem ajudar o transporte público? A pergunta, provavelmente, já passou pela cabeça de quem pensou nos impactos dos carros que se dirigem. A controladora do Google, Alphabet, quer descobrir isso por meio da Waymo, a sua divisão de desenvolvimento de carros autônomos. O teste será realizado na cidade americana de Phoenix por meio de uma parceria com a autoridade de transporte da área.

Para isso, uma parceria oficial foi firmada entre a autoridade municipal e a Alphabet. A ideia é que funcionários da Valley Metro, o órgão de transporte da região metropolitana de Phoenix, sejam transportados por carros autônomos desenvolvidos pela Waymo. A informação foi obtida e publicada pela revista Wired.

A partir do fim de agosto, entre 30 e 50 funcionários da Valley Metro serão levados, por carros autônomos da Waymo, de casa até um ponto de ônibus ou metrô.

O teste buscará encaixar o carro autônomo no que os americanos chamam de “primeira milha” ou “última milha” do trajeto — ou seja, facilitar o acesso até o transporte público ou permitir o deslocamento até o destino final, quando ele for longe da parada de um ônibus, por exemplo.

Um segundo experimento, então, será realizado dentro de três meses. Ele será feito por meio de uma parceria com um programa de transporte com desconto para idosos e pessoas com deficiências. Ao solicitar um carro para transporte, esses clientes poderão optar por um carro autônomo da Waymo.

Em conversa com a Wired, o chefe de operações da Valley Metro afirmou que eles “acreditam que podem conectar carros autônomos à infraestrutura de transporte público”. A participação de funcionários com experiência no campo de transportes, diz ele, ajudará a compreender melhor as falhas desse projeto para que novas ideias sejam aplicadas na segunda fase dos testes.

Este episódio não é o primeiro a mostrar a curiosidade da Waymo, e da Alphabet, em entender como veículos autônomos poderão ser usados em ambientes urbanos reais. A empresa já realiza testes para a entrega de compras, com parceria com o Walmart, ou para transporte de turistas, com parceria com a Element Hotel.

Foto: Waymo/Divulgação

últimas Postagens