Carros a prova de condutores alcoolizados

21/09/2021 às 11:06 am

Governo dos EUA vai definir sistema a ser incorporado nos projetos automotivos que impeça motoristas que tenham consumido bebidas alcoólicas assumam o volante.

Como parte do pacote de medidas para estimular a economia dos EUA o Congresso norteamericano analisa, está a implementação de recursos tecnológicos capazes de impedir sinistros de trânsito, em especial, provocados por pessoas alcoolizadas ou sob efeitos de outras substâncias psicoativas. Estão sendo avaliados uma série de sistemas e dispositivos que se propõem a identificar se o motorista ingeriu bebida alcoólica ou está sob efeito de drogas e, em caso positivo, promover o bloqueio do carro impedindo seu deslocamento. São dispositivos que vão de bafômetros ligados à ignição a sofisticados scanners a laser no painel, capazes de medir instantaneamente a concentração de substância psicoativa no sangue.

Combinação perigosa – Tanto empenho faz todo o sentido: “sistemas assim poderiam evitar 9 mil mortes por ano nos EUA, já que, em 30% dos acidentes que provocaram mortes por lá na década passada tiveram o álcool como um fator importante”, informa o professor Vivaldo José Breternitz, da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Ele se refere a dados de uma pesquisa feita pelo IIHS – Insurance Institute for Highway Safety -, que, ouvindo o público em geral, apurou que dois terços dos entrevistados apoiavam um sistema que imobilizasse o carro caso o nível alcoólico no sangue do condutor estivesse além do que é tolerado pela lei. O professor explica que o tema está sendo discutido e que, num prazo de três anos, o DOT (Departamento de Transportes dos EUA) terá que definir os padrões que as montadoras deverão seguir para implementar essa tecnologia nos carros que produzirem. Ou seja, com o avanço da medida e sua adoção em outros países que tem políticas de combate à perigosa mistura Direção & Substâncias Psicoativas (e o Brasil é um deles…), em mais alguns anos é possível que a fiscalização viária, em vez de blitzen nas ruas e estradas, passe a ser um “carona permanente” dentro de todos os carros.

Fonte: Portal Icarros

últimas Postagens