CDT chegou a 53,2 milhões de usuários em 2023

11/01/2024 às 12:10 pm

A Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes intensificou uso da tecnologia, que prevê aprimorar ações para reduzir violência nas ruas e estradas do País.

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) teve no ano de 2023 sua popularidade confirmada ao se tornar um dos aplicativos mais baixados do Governo Federal, com mais de 53,2 milhões de usuários e alguns serviços muito importantes para os condutores habilitados e proprietários de veículos. Veja alguns:

Indicação do real infratorProcedimento no qual o proprietário do veículo realiza a transferência da multa para quem estava na direção do veículo e realmente cometeu a infração. Foram 240.159 mil acessos em 2023 contra 73.189 mil acessos em 2022.

Estacionamento para idoso – Condutores com mais de 60 anos de idade podem emitir a credencial de estacionamento, desde que haja convênio entre a autoridade municipal de trânsito e a SENATRAN. Caso contrário, a concessão é feita pelo próprio município.

Descontos na multaCom o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), é possível pagar multas com desconto de até 40%. Mas, de novo, as autoridades autuadoras (municipais, estaduais e federais) devem aderir ao Sistema.

Venda DigitalA venda digital de veículos automotores, que possibilita a assinatura eletrônica da autorização de transferência direta de propriedade de veículos (ATPV-e), fechou o ano com mais de 334 mil transações, com participação de 20 estados brasileiros;

Cadastro PositivoPermite identificar se o condutor está   inscrito no Cadastro de “Bom Condutor” que pode beneficiar usuários que não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses.

Consulta de Penalidades – Permite consultar se existem multas ou notificações de infração de trânsito tanto do condutor como do veículo.

Novidades Tecnológicas

Uma das novas soluções apresentadas pela Senatran em 2023 é o Antecipa – Tráfego Inteligente. Uma ferramenta digital lançada em novembro e que usa inteligência artificial para ajudar na prevenção e redução de sinistros de trânsito. A ideia é oferecer um melhor planejamento viário, a partir de um mapeamento dinâmico de áreas com alto risco de ocorrências. O Antecipa é capaz de analisar dados e indicar local, dia e hora com mais chance de registro de colisões e outras ocorrências nas vias de circulação. E o melhor: quanto mais informações processa, mais a ferramenta aprende e se aprimora. A precisão é tanta que os melhores resultados apurados na fase de testes indicaram: caso estivesse em uso regular, o Antecipa teria evitado 72% dos sinistros analisados. Além disso, gerado economia de até R$ 88.560,00 em gastos. A Senatran espera, com isso, a adesão de novos municípios ao uso dessa tecnologia que ser adaptada à realidade de centros urbanos de diferentes tamanhos, aperfeiçoando o planejamento viário para poupar vidas.

Outra iniciativa que lança mão da tecnologia para salvar vidas é a revisão do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest). Ela está em andamento desde o início de 2023. A expectativa é que seja lançado ainda neste primeiro semestre um aplicativo voltado a gestores de trânsito. Ele será capaz de alimentar com mais agilidade e precisão a base de dados da Senatran. O aplicativo será usado por todos os agentes, por policiais, bombeiros e demais envolvidos no atendimento de sinistros, que poderão incluir os elementos básicos das ocorrências na plataforma para formar o novo Renaest. Igualmente importante foi a decisão da Senatran de estabelecer a revisão do Plano Nacional de Redução de Lesões e Mortes no Trânsito (Pnatrans). Com a missão de reduzir pela metade a quantidade de ocorrências fatais por grupo de habitantes e grupo de veículos até 2030, o Pnatrans deixou sua digital em série de ações educativas, regulamentações, estudos e novas tecnologias ao longo do ano.

Fonte: Ministério dos Transportes e Redação Trânsito Livre

 

últimas Postagens