Cinco dicas que fazem a diferença no trânsito

10/02/2021 às 11:25 am

Seja voce um motorista experiente ou novato, o que realmente o torna uma pessoa melhor no trânsito? A especialista Claudia Moraes, CEO da Younder – empresa de treinamento voltada para a mobilidade e segurança do trabalho – sugere 5 atitudes que todo bom condutor precisa adotar para garantir uma direção segura e inteligente.

1 – Conheça e aplique as técnicas de direção defensiva – A direção defensiva é de extrema importância, pois prepara o condutor para imprevistos e eventualidades que podem surgir no trânsito e que exigem a melhor tomada de decisão possível em um curto espaço de tempo. “O motorista que tem essa habilidade de dirigir por si e pelo outro consegue assegurar a própria proteção e as do que estão ao seu redor. Mas, as regras mudam, esquecemos as coisas e adquirimos maus hábitos, portanto, é essencial fazer cursos de atualização de direção on-line e reciclagens com frequência”, afirma Claudia. Ela também enfatiza que o treinamento de direção defensiva é indicado tanto para condutores profissionais de frota – como caminhoneiros, por exemplo -, como para colaboradores que utilizam veículos da empresa – vendedores, equipe de trade marketing – e até condutores de carros de passeio, tanto para evitar os acidentes de trajeto, como nos deslocamentos convencionais.

2 – Tenha um comportamento preventivo – Claudia de Moraes enfatiza que não cabe somente a equipe de gestão de frotas realizar a gestão de riscos nas estradas. Para ela, é fundamental que cada condutor faça a sua parte para antecipar e prever as eventualidades durante o trânsito e possíveis problemas com os veículos. “É imprescindível tomar atitudes prudentes e fazer revisões periódicas”, alerta.

3 – Tenha uma conduta ética e respeitosa no trânsito – “Nossas atitudes definem a forma como nos relacionamos. Por isso, respeitar as leis é fundamental para manter uma rotina ética e respeitosa. Evite dar jeitinhos e colocar em risco a sua vida e a dos outros. Seja íntegro e transmita confiança para todos que trabalham com você”, indica Claudia.

4 – Mantenha a distância adequada – Claudia alerta sobre o perigo de andar colado ao veículo à frente. “É preciso ter espaço para fazer manobras, desvios e até realizar uma freada brusca com segurança, em uma emergência. Usar o bom senso, olhar os retrovisores com frequência e respeitar a velocidade são as melhores práticas que podem dar bons indícios de que a distância no momento realmente é segura”, explica.

5 – Conheça as políticas de segurança da empresa – O Código de Trânsito Braileiro e as resoluções do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) são as principais referências para dirigir com segurança., Mas, além deles, a Younder recomenda aos condutores profissionais ou que dirigem veículos corporativos que observem as regras de segurança da empresa em que atua. “As políticas corporativas são pensadas para atender as necessidades especificas do negócio. As mais comuns incluem evitar danos ao veículo, diminuir custos operacionais e reforçam ainda mais a própria segurança dos condutores. Seja um bom exemplo”, finaliza Claudia de Moraes.

Fonte: Portal Folha Geral

últimas Postagens