Semana Mundial pela Segurança no Trânsito

06/05/2019 às 4:20 pm

As Semanas Mundiais de Segurança no Trânsito, promovidas pela Assembléia Geral das Nações Unidas, têm o objetivo de aumentar a conscientização global sobre o tema, com foco em questões específicas a cada edição.

Em 2019, a Semana Mundial da ONU pela Segurança no Trânsito será celebrada entre 6 e 12 de maio. Em colaboração com as Nações Unidas para a Segurança no Trânsito (UNRSC), a campanha elege como tema da vez as lideranças em segurança no trânsito, com o slogan Salvemos Vidas, #ManifesteSe.

A escolha do tema se deu pelo reconhecimento da importância de um protagonismo das lideranças envolvidas com segurança no trânsito – em especial da sociedade civil organizada – e busca proporcionar uma oportunidade para gerarmos demandas, especialmente em torno de intervenções concretas, baseadas em evidências.

Qual é a proposta da campanha de 2019?

Em fevereiro deste ano, a OMS e seus parceiros lançaram o website da 5ª Semana Mundial da ONU pela Segurança no Trânsito (www.unroadsafetyweek.org), em versão em inglês e espanhol. Na plataforma, os organizadores propõem às pessoas avaliarem seus deslocamentos cotidianos, registrando com fotos ou vídeos os riscos que identificam em seus caminhos.

A ideia é que, ao identificarem estes problemas, os usuários das vias os levem às autoridades e/ou decisores relevantes (lideranças políticas/comunitárias, responsáveis por órgãos gestores de trânsito/transportes e segurança pública, entre outros). Incentivam-se ainda mobilizações como caminhadas, abaixo-assinados e divulgação de fotos nas mídias sociais.

Em seguida – importante! –, é necessário pedir aos tomadores de decisão que se comprometam com a sua demanda. Para essa etapa, você pode buscar um compromisso – e registrar essa promessa de empenho – por parte de decisores e outros responsáveis por implementações efetivas de medidas voltadas à segurança no trânsito.

Os organizadores trabalharão para que as demandas e os compromissos assumidos em todo o mundo sejam levadas à 3ª Conferência Ministerial Mundial sobre Segurança no Trânsito, na Suécia, em 2020.

O registro no site da campanha leva apenas 10 minutos. Em até cinco dias úteis, os organizadores revisarão a informação enviada e a disponibilizarão no site.

Para registrar sua demanda, utilize este link.

fonte: ONU

últimas Postagens