Mato Grosso: Comitê é reativado para combater mortes no trânsito

28/09/2020 às 9:17 am

Em ano de pandemia, com a exigência de isolamento social, trabalho em home office e até quarentena em algumas cidades, parece um contrassenso saber que aumentaram os acidentes de trânsito com vítimas, mesmo com ruas praticamente vazias e com menos veículos circulando.

Mas foi o que aconteceu no primeiro semestre deste ano atípico no estado de Mato Grosso. Entre janeiro e junho de 2020, o estado registrou 362 mortes no trânsito, o que representou incremento de 38% se comparado ao mesmo período de 2019, quando houve 263 ocorrências. Em 2019 os índices de acidentes de trânsito com vítimas, especificamente com motocicletas, chegaram a reduzir em 23% em relação a 2018.

Na tentativa de diminuir os acidentes, o Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito, esquecido pelos gestores públicos por quase uma década, está retomando suas atividades, unindo órgãos da saúde, segurança, educação, infraestrutura, prefeituras e a própria sociedade, no combate a esse mal. Aparecido Samuel de Castro Cavalcante, atual gestor do Comitê, explica que o papel dos membros é debater, levantar problemas, apontar soluções, criando um conjunto de ações que permitam reduzir o número de vítimas e os impactos que as mortes e lesões causam nas famílias, no sistema de saúde e em outros setores. Na análise de Aparecido Cavalcante, motoristas, motociclistas e pedestres têm certa responsabilidade nos acidentes, mas é necessário que o poder público também assuma sua parcela de culpa. “Queremos conscientizar e sensibilizar os gestores,” assinala o presidente do Comitê. Aparecido reforça que além das vias internas das cidades, dois terços dos 141 municípios, ou seja, mais de 90 deles, são cortados por rodovias com grande fluxo veículos circulando com mais velocidade.  Portanto, não dá para tratar o tráfego e os acidentes como questões afetas somente aos órgãos de trânsito e segurança. No setor da educação, por exemplo, as escolas vão trabalhar na formação dos pedestres e futuros motoristas. Nos poderes executivos, junto aos setores de infraestrutura do Estado e das prefeituras, a meta é cobrar a melhoria das condições de tráfegos nas vias públicas.

Aparecido observa que as melhorias não vêm necessariamente de grandes obras ou investimentos vultosos. Mas da manutenção permanente e soluções simples e de baixo custo. “Muitas vezes, o resultado vem na correção em um terminado trecho de rodovia ou avenida onde se constata altos índices de acidente, ou da instalação de um redutor de velocidade em uma via urbana“, diz. De acordo com Aparecido Cavalcante, o Comitê também está formalizando um canal de comunicação pelo qual a população poderá informar e denunciar locais e situações que exigem a adoção de medidas para melhorar o trânsito e reduzir os riscos de acidentes.

Essa iniciativa do governo do estado de Mato Grosso fez parte das ações promovidas durante a “Semana Nacional do Trânsito”, promovida em todo o país de 18 a 25 de setembro, sob o tema: “Perceba o risco, proteja a vida“.

Fonte: Portal do Diário de Cuiabá

últimas Postagens