Como transportar uma bicicleta no carro?

03/08/2018 às 3:13 pm

Existem várias maneiras de transportar uma bicicleta de carro. Mas você precisa prestar atenção a alguns detalhes, para não correr o risco de ser multado ou danificar sua bike ou carro. O CONTRAN estabelece, em sua resolução 349, as diretrizes para este tipo de transporte. O artigo oitavo desta resolução autoriza o transporte de bicicletas no exterior do veículo, desde que fixada em dispositivo apropriado.

Aqui listamos as maneiras mais comuns de se transportar uma bicicleta no carro, cabe à você escolher o modelo mais apropriado.

Suporte Traseiro – é aquele que fica acoplado à parte traseira do veículo. É uma opção de fácil instalação, mas exige alguns cuidados. Um deles é que a bicicleta não pode comprometer a visibilidade da placa nem das luzes traseiras do automóvel. Se isso acontecer, você pode ser obrigado a instalar uma segunda placa oficial e luzes auxiliares. A segunda placa pode ser requerida no DETRAN local e deve ser lacrada em uma posição visível, ao lado direito da traseira do veículo, podendo ser instalada no para-choque ou na carroceria do carro.

Suporte traseiro

Suporte de Teto – é um suporte bastante comum, apesar de ter um custo superior ao suporte traseiro. A vantagem é que a bicicleta não compromete a visibilidade da placa e das luzes, nem mesmo a visão do espelho retrovisor de quem transporta a bike. Legalmente, a resolução 349 do Contran não estabelece altura máxima para este tipo de transporte, mas convém ficar atento, visto que você pode atingir galhos de árvores e outros obstáculos. Outra desvantagem é que nem sempre é fácil instalar e retirar a bicicleta do teto do seu veículo, principalmente se for um carro alto.

Suporte de teto

Porta-malas – Levar a bicicleta no porta-malas sem sempre é simples. Na maioria dos carros elas precisam ser desmontadas para que caibam lá dentro; e muitas vezes podem danificar o estofamento e interior do automóvel.

Reboques – usar reboques e carretas para bicicletas possui um custo elevado, principalmente pela necessidade de instalação de engate no veículo. O reboque deve ter, obrigatoriamente, segunda placa oficial e luzes auxiliares. Além de ser registrado no órgão de trânsito local. O motorista também precisa ter habilidade para manobrar com reboques, o que é muito mais difícil do que manobrar um veículo comum.

Seja qual a maneira que você escolher para transportar sua bike, o importante é saber que qualquer peso extra afeta a dirigibilidade do automóvel, portanto, dirija com mais atenção. Em todos os casos a bicicleta deve estar muito bem presa, para evitar arranhões no carro e possíveis acidentes caso a bicicleta se solte.

 

Para mais informações sobre tecnologias para um trânsito seguro, siga-nos no twitter e curta nossa página no facebook.

 

últimas Postagens