Sensores presentes nos automóveis modernos armazenam dados do motorista

31/12/2019 às 1:01 pm

O quanto do comportamento do motorista pode ser revelado através dos dados coletados pelos automóveis? O jornal Washington Post realizou uma pesquisa que demonstrou que os sistemas de navegação e entretenimento registram dados suficientes para reconstruir o dia a dia dos condutores e passageiros.

Os sensores estão presentes em praticamente todo o automóvel. Na injeção eletrônica, nos sistemas mecânicos do motor e nos sistemas de navegação e entretenimento. Segundo James Mason, engenheiro norte-americano que trabalha na reconstrução forense de acidentes de trânsito, os sensores de um carro moderno podem, juntos, gerar 25 Gigabytes de dados por hora. São dados que podem gerar um registro completo de todos os locais por onde o carro passou, além de dados dos smartphones dos usuários do veículo, contendo dados pessoais como nomes, endereços, números de telefone e registros de chamada, copiados das agendas dos aparelhos.

Os especialistas admitem que não é possível saber quanto desses dados são compartilhados ou retidos pelas montadoras, mas indica que elas sabem muito mais do que o que foi encontrado. Para não ser pego de surpresa pelo acúmulo de dados nos automóveis, é importante prestar atenção aos contratos assinados com a montadora na hora da compra do veículo. Se estiver alugando um veículo, consulte como “zerar” os dados dos sistemas de navegação e entretenimento antes de devolver o veículo. E se estiver comprando um carro novo, peça à concessionária informações sobre os serviços conectados embarcados, e como desativá-los.

últimas Postagens