A tecnologia que faz seu carro conversar com o ambiente

08/01/2019 às 2:57 pm

Você já ouviu falar em V2X? Trata-se de uma tecnologia revolucionária, que pretende mudar a forma como utilizamos o trânsito e aumentar muito a segurança das estradas.

V2X é o nome que se dá a uma forma de tecnologia que permite ao veículo se comunicar com diversas partes do sistema de trânsito à sua volta, recebendo e emitindo informações. Ou seja, é uma tecnologia que fará seu carro “conversar” com outros carros, pedestres, semáforos, sinais de trânsito e até mesmo com a própria estrada ao seu redor.

Em inglês, V2x é uma sigla para vehicle-to-everything, ou veículo-para-tudo. Para aumentar a segurança nas estradas a V2X conta com diversos componentes, como o V2V (veículo-para-veículo) que faz os carros conversarem entre si e o V2I (veículo-para-infraestrutura), que faz a comunicação dos veículos com sistemas externos como estradas, semáforos e pedestres.

O V2X é programado para perceber o ambiente ao redor do veículo, organizar esta informação e transmiti-la para o motorista, evitando colisões e acidentes. São passadas informações importantes acerca do clima, condições da estrada e até mesmo comportamentos perigosos de outros motoristas.

É esperado que a tecnologia V2X cresça muito nos próximos 20 anos, visto que diversas empresas e montadoras estão investindo em seu desenvolvimento. A Ford, por exemplo, afirmou recentemente que pretende implementar a V2X em seus carros e caminhões até 2022.

Veja no vídeo abaixo um exemplo de V2X utilizando a comunicação 5g de celulares, chamada de C-V2X.

 

últimas Postagens