Conheça o EyeDrive, um holograma para seu carro

12/02/2019 às 1:28 pm

Publicado em CanalTech

E se você pudesse transformar seu carro, aliás, qualquer carro, em um “smartcar” com holografia e tudo? Isso já é possível graças a um novo projeto recém-fechado no Indiegogo para começar as vendas. Trata-se do EyeDrive, um dispositivo que projeta no parabrisas do veículo as informações necessárias para manter o motorista a par do trânsito, além de exibir opções de música e até de ligações telefônicas. Tudo por controle de voz ou manual.

Idealizado pela Eyelights, uma startup francesa formada por experientes engenheiros automobilísticos, pilotos e médicos oftalmologistas, o projeto tem a projeção de imagens como ingrediente principal. A tecnologia foi inspirada em grandes ícones do cinema, como James Bond (007), Tony Stark e Jarvis (Iron Man) e Luke Skywalker (Star Wars). Com boas referências assim, é fácil entender por que tanta gente apoiou a ideia no site de crowdfunding e, em menos de um ano, o projeto passou de conceito para produto final.

O EyeDrive funciona do jeito que você provavelmente está pensando. O aparelho (que pelo formato lembra um roteador desses mais modernos, porém sem as antenas) fica posicionado no centro do painel do carro e exibe as informações ao motorista (e passageiros) como mágica, sem tela, apenas por projeção no vidro do seu parabrisas — como se fosse uma tela de 9,8 polegadas. E funciona em qualquer carro (até mesmo na Belina 73 do seu avô).

Como ele é compatível com os sistemas de navegação do Google Maps e Waze, basta o usuário ter conta em um desses serviços para usá-lo para orientação no EyeDrive. Claro que a base de tudo é o smartphone: o motorista conecta o gadget no telefone via Bluetooth para poder digitar os endereços das rotas e abrir os programas de música, além de receber e efetuar chamadas.

Mas esse negócio de telefone para por aí. Porque o objetivo do EyeDrive é deixar as mãos do motorista livres para ele focar no trânsito e fazer o mínimo uso possível do celular (por isso usa um sensor infravermelho com bateria de até 500h de autonomia). Para tanto, o EyeDrive se conecta com a assistente de voz (Siri ou Google Assistente) do celular do usuário, caso queira usar a fala para tirar proveito da tecnologia.

As músicas também funcionam de maneira semelhante, a partir de dois dos mais famosos serviços de streaming da atualidade: Spotify, Deezer e Apple Music. O EyeDrive projeta no para-brisas o nome do disco ou da faixa executada, bem como os comandos de reprodução, volume, etc. E o som, lógico, toca nos falantes do seu carro.

Tá, mas… só comando de voz?

É aí que botaram a cereja do bolo. O gadget levou a influência de Star Wars a sério e instalou um sensor infravermelho de reconhecimento de gestos para que o motorista apenas mova sua mão à frente do aparelho, a fim de executar comandos — que servem para ligações e músicas. Isso significa que gesticular no ar dentro do carro vai enviar comandos como passar de música, atender chamada, escolher um contato para fazer uma ligação, aumentar e abaixar o volume, etc.

Uma mãozinha para estacionar

Bom, um assistente de trânsito supertecnológico não seria assim tão completo se não tivesse uma câmera traseira, não é mesmo? O EyeDrive vem com uma para ajudar o motorista a se orientar na hora de fazer uma baliza ou mesmo checar se há algum obstáculo atrás do carro.

A câmera traseira também é compatível com qualquer modelo de carro, e, segundo o projeto, é livre de lags (atrasos na imagem) e oferece uma imagem bem nítida do que há atrás do parachoque. E sim, também projetada no parabrisas. A câmera é à prova d’água, sem fio e relativamente fácil de instalar, já que não conta com parafusos e sim com um adesivo resistente. Ela vem com uma bateria removível que dura até 500 horas por carga. Quando acabar, basta retirar a bateria e colocá-la para carregar, mantendo a câmera afixada no parachoque.

Veja o aparelho em ação:

Em produção e pronto para pré-venda

Gostou do EyeDrive? A novidade é interessante e parece cumprir o que promete. O aparelho vem em quatro modelos distintos (do mais simples, sem câmera nem controle de gestos, ao mais parrudo, completo) e já bateu sua meta de arrecadação. O projeto e conceito foram apresentados em 2018 e, neste ano, a equipe fez sua estreia na CES 2019.

A produção em massa já começou e qualquer pessoa pode encomendar uma unidade ou deixar uma contribuição extra para o projeto no Indiegogo. Se for comprar, leve em conta a taxa cambial do dólar e o frete (que por enquanto, aparece como grátis). A previsão de chegada de qualquer unidade é para março e o pessoal da Eyelights faz entregas no mundo todo.

últimas Postagens