Detran-DF vai usar identificador de drogas em blitz da Lei Seca

30/08/2019 às 11:53 am

O Detran-DF começou a realizar testes com um aparelho capaz de detectar a presença de até 15 tipos de drogas no organismo de motoristas, entre elas o crack, a cocaína e o ecstasy. O aparelho testa uma pequena amostra de suor presente na impressão digital do condutor, em um teste que demora apenas alguns minutos.

Os agentes de trânsito utilizarão três desses equipamentos, apelidados de “drogômetros”, em operações voltadas a para a conscientização dos riscos para quem dirige sob efeito de bebida alcoólica e de outras substâncias psicoativas.

Esses equipamentos, “drogômetros”, têm função apenas educativa e não podem ser usados para a autuação do motorista que, eventualmente, acuse positivo no teste. Ele não tem efeito legal pois não mede o grau de contaminação, indicando apenas a presença da substância psicoativa, sem definir o índice de contaminação. Para funcionar como instrumento de fiscalização com valor probante, os testes do “drogômetro” precisam ser complementados por novos exames realizados em laboratório.

últimas Postagens