VITIMAS DO TRÂNSITO

08/11/2022 às 3:33 pm

Atualmente morrem mais de 1.3 milhão de pessoas por ano no trânsito mundial e outras 50 milhões ficam feridas. Além das vítimas diretas, milhões de “sobreviventes” – familiares e amigos – sofrem as consequências dessa tragédia evitável pelo resto de suas vidas.

Com foco nesse fenômeno essencialmente comportamental de toda a sociedade – aí incluídas o cidadão e as autoridades – a Assembleia Geral das Nações Unidas, em outubro de 2005, instituiu o terceiro domingo de novembro de cada ano como a data dedicada à memória das vítimas do asfalto e o momento de reflexão para combater essa doença social que tanto mata e mutila. Simbolicamente, sucede o Dia da Lembrança das Vítimas da 2ª Guerra Mundial que é celebrado, sempre, no segundo domingo do mesmo mês de novembro. Um claro e revelador indicativo de que o trânsito mata mais pessoas que a maior parte das guerras. É um dia para lembrar com carinho e saudade dos que partiram, mas, também, um dia de ação em defesa da vida. Lembrar com intensidade daqueles que tiveram suas vidas abreviadas por conta do excesso de velocidade, da condução sob efeitos de álcool e drogas, da falta de atenção, das ultrapassagens proibidas, das condições precárias das vias e da sinalização e, principalmente pela plena sensação de impunidade.

Brasil – Atualmente, morrem em nosso país, por dia, duas vezes mais pessoas em função da violência no trânsito do que pela terrível pandemia da Covid-19. São mais de 100 mortes por dia que vacina nenhuma consegue evitar. Além disso, temos em média mais de 200 mil pessoas no ano que ficarão com alguma sequela permanente (a maioria jovens, que perdem seus sonhos e transformam-se em inválidos dependentes da previdência social) em decorrência dessa violência – antes chamado equivocadamente de acidente hoje, de sinistros de trânsito. Mas por mais alarmantes que sejam os números eles não medem o alcance dessa tragédia sobre rodas porque familiares das vítimas e seus amigos não aparecem nas estatísticas. Para as autoridades o que é contabilizado são as vítimas diretas que, em uma planilha fria, perdem suas identidades e histórias e transformam-se em simples números. Mas quantas pessoas são impactadas com apenas uma morte? Impossível medir, mas é perfeitamente razoável reconhecer a mudança radical e definitiva de quem já viveu essa dor ou até relembrar, caso você seja uma dessas pessoas.

Lembrar, Apoiar e Agir – Todo terceiro domingo de novembro é sempre celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Este ano a data cai no em 20 de novembro.  Não esqueça de participar dos eventos em sua cidade e, acima de tudo, colaborar com ações e atitudes para que, nos próximos anos, tenhamos cada vez menos perdas a lamentar

Participe – Para mais informações sobre essa data e ter acesso a material gratuito desenvolvido pelo SOS Estradas e a Ong TRÂNSITOAMIGO é só acessar o site www.diamundial.com.br

Fonte: Portal ESTRADAS e Redação TRÂNSITO LIVRE

últimas Postagens