Distúrbios do cansaço & Sinistros de trânsito

14/10/2021 às 9:10 am

Causas como cansaço, má qualidade e excitação precisam ser investigadas porque podem afetar severamente a capacidade de direção veicular.

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia e o Conselho Regional de Medicina, indicou que cerca de 42% dos sinistros de trânsito no país estão relacionados ao sono. A privação do descanso necessário retarda e compromete as reações a estímulos, diminuindo a acurácia de respostas levando a longos lapsos de atenção de acordo com a AAA Foundation for Traffic Safety. Esse estudo americano identificou que o risco de colisões aumenta de maneira diretamente proporcional à quantidade de horas de sono entre os motoristas. Períodos de sono inferiores a 4 horas elevam a taxa de risco de colisões e outros acontecimentos no trânsito em mais de 10,5 vezes se comparados a indivíduos que dormiram ao menos 7 horas nas 24 horas anteriores. Muitos fatores responsáveis por afetar o sono e gerar insônia são comumente conhecidos como, por exemplo, o consumo regular de substâncias psicoativas estimulantes (cocaína, anfetaminas, derivados de ópio, etc.) que são detectadas pelo exame toxicológico, obrigatórios na concessão e renovação das habilitações dos motoristas de carga e passageiros. Porém, há também a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), um distúrbio ainda pouco conhecido pela maioria da população no qual os músculos da garganta relaxam a ponto de entrar em colapso, restringindo o fluxo de ar, o que faz com que a respiração se torne superficial e até pare por segundos ou minutos, privando o corpo e o cérebro de oxigênio. Essa fragmentação do sono pode causar níveis significativos de fadiga e sonolência. Segundo o Doutor Geraldo Lorenzi Filho, médico e professor associado da Faculdade de Medicina da USP e diretor do laboratório do sono do InCor: “existem evidências cientificas claras de que, como a sonolência ou a ausência do descanso necessário, pode gerar desconcentração e ocasionar acidentes automobilísticos. A sonolência e a direção formam uma mistura muito perigosa porque o sono vai se instalando aos poucos e a pessoa não percebe. Como dirigir já faz parte da rotina de muitos, o indivíduo pode não se dar conta de que está sonolento ao volante”, declara o médico.

Atenção aos sinais – Alguns sinais podem indicar a presença do cansaço e distúrbios do sono: ronco,  cansaço diurno constante, dificuldade de concentração, alucinações, dores de cabeça matinais, humor depressivo, falta de energia, reações motoras retardadas, esquecimentos, incontinência urinária ou hábito constante de acordar para ir ao banheiro.

Fonte: Portal Segs e Redação TRÂNSITO LIVRE

últimas Postagens