Escola de trânsito para pedestres

24/06/2021 às 3:13 pm

Cursos gratuitos são oferecidos na cidade de Las Vegas, nos EUA para ajudar pedestres a se protegerem do alto número de atropelamentos.

Antes de tirar a carteira de motorista e poder dirigir um automóvel, todos nós precisamos passar por algumas horas de aula teórica e exames de saúde, além de realizar a prova de conhecimento e a temida provas prática que nos confere a CNH. Em contrapartida, qualquer pessoa, de qualquer idade e condição de saúde, pode ocupar as ruas como pedestre sem instrução ou aviso prévio. Mas isso não significa que não há nada que se possa fazer. Na cidade norte americana de Las Vegas, do estado de Nevada nos EUA, um grupo levantou essa questão e constatou que, segundo dados divulgados pelo projeto PedSAFE, 601 pessoas foram mortas entre 2008 e 2017 enquanto caminhavam pelas ruas do estado, que tem 3 milhões de habitantes.

Jaywalking – Em várias partes dos Estados Unidos existem leis para multar pessoas que andam no meio da rua ou atravessam fora da faixa de pedestres. Essas atitudes de imprudência são denominadas lá de jaywalking. As campanhas pela criminalização desse comportamento equivocado nos EUA começaram ainda na década de 1920, quando acidentes entre carros e pedestres começaram a causar mortes nas ruas das grandes cidades. Esses esforços foram liderados pela indústria automobilística da época, que não queria que seus produtos fossem vistos como “vilões”. Segundo Erin Breen, especialista em segurança no trânsito da Universidade de Nevada em Las Vegas, multas afetam severamente as pessoas de classes sociais menos favorecidas — que são justamente as que mais se locomovem a pé na região. Quem é autuado por infrações de trânsito pode fazer cursos de reciclagem para evitar sanções. Foi aí que Erin Breen enxergou a oportunidade para conscientizar pedestres e motoristas de Las Vegas sobre segurança no trânsito com foco nas pessoas mais vulneráveis. Ou seja, aquelas que andam a pé ou pedalam.

PedSAFE – Em 2017, Breen criou o projeto PedSAFE com Laura Gryder, da Escola de Medicina da UNLV. Com o propósito de oferecer cursos sobre segurança de pedestres para pessoas autuadas por jaywalking, mas também para motoristas envolvidos e atropelamentos. O curso dura cerca de três horas e é ministrado três vezes ao mês (sendo uma em espanhol), com inscrição é gratuita. O conteúdo do PedSAFE envolve a legislação local de trânsito, estudos de casos, debates com dados sobre acidentes com pedestres, além de dicas do que fazer ou não fazer quando você andar ou pedalar pelas ruas da cidade. Segundo a organização do projeto, algo entre 100 e 200 pessoas participavam dos cursos de reciclagem para infratores, ao mês. Porém, com a pandemia de covid-19 e as restrições de circulação, as multas por jaywalking diminuíram e as inscrições no curso também. Mesmo assim, o PedSAFE ainda recebe cerca de 25 alunos ao mês e mais de 2,8 mil pessoas já passaram por ele desde a sua criação.

Carro X Ser humano – Em entrevista para o portal Next City, Breen pondera que esse tipo de iniciativa é especialmente importante em uma cidade como Las Vegas, totalmente pensada para os automóveis (lembrando muito a nossa capital federal, Brasilia) — “Muitas ruas têm nove pistas e mais de 30 metros de largura e outras não têm calçadas ou faixas de pedestres seguras. Esse tipo de configuração encoraja os motoristas a dirigirem mais rápido e gera ainda mais perigo aos pedestres. Por mais que a cidade esteja fazendo progressos nesse sentido, como diminuir limites de velocidade e criar mais opções de transporte coletivo. Nós ainda matamos uma quantidade absurda de pedestres”, afirmou Breen.

Fonte: Portal Estadão e Redação Trânsito Livre

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