Estudantes da USP criam jogo que alerta sobre trânsito
Publicado em: G1
Motorista ganha mascote que bloqueia notificações do celular e acumula moedas.
Um aplicativo que conscientiza sobre atenção no trânsito, promove diversão e gera até prêmios. Essa foi a criação de um grupo de estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) que tenta, por meio da iniciativa, diminuir o número de acidentes causados pelo uso do celular.
O grupo de criação da tecnologia é composto pelos estudantes de engenharia de computação Vinícius Molina Garcia, Alexandre Bellas e Rosival Neto, e estudantes de engenharia civil Weslley Perissin e Gustavo Silva.
“Nos sentimos incrivelmente realizados por poder fazer parte deste empreendimento e por poder utilizar nosso conhecimento para construir algo que pode impactar a sociedade”, disse Weslley Perissin.
A versão Alfa do projeto, chamado de Arquimedes, já está disponível para testes no sistema operacional Android. A previsão para lançamento do produto oficial é 30 de agosto.
Funcionalidade
A ideia que deu origem ao aplicativo surgiu em dezembro de 2017, quando o grupo pretendia desenvolver um aplicativo que se conectava ao veículo e faria uma análise comportamental do veículo, mas os planos mudaram.
Assim, o conceito do aplicativo foi totalmente alterado. Nele, o usuário cria um personagem que o acompanhará no trânsito. Quanto mais quilômetros forem percorridos sem o uso do celular, mais o personagem evolui e ganha moedas que podem ser trocadas por descontos em lojas parceiras.
“Quando você minimiza a tela do aplicativo ou acessa outro, ele é capaz de detectar e, com isso, você ganha menos XP. Ele ainda bloqueará notificações de outros aplicativos enquanto estiver ativo para proporcionar o máximo de experiência e foco do usuário”, explicou o estudante.
Competição
A ideia de participar do programa Renault Experience partiu dos estudantes Weslley Perissin e Vinicius Molina, que procuravam por alguma oportunidade que envolvesse inovação e empreendedorismo.
Nesta edição, o grupo concorreu com mais de 400 equipes inscritas e cerca de 2 mil estudantes. O programa teve início em dezembro de 2017 e durou cerca de sete meses, sendo dividido em três fases classificatórias: Ideathon, Business Lab e Aceleração Renault.
Campeões, os alunos ganharam R$ 30 mil e três semanas de aceleração em Curitiba (PR) com mentores da área que auxiliaram no planejamento e execução do aplicativo.
“No final do Business Lab, quando soubemos que tínhamos ganhado ficamos bastante eufóricos e felizes. No momento, não acreditamos que tínhamos vencido o programa, foi um momento muito feliz e inesquecível que guardaremos pra sempre nas nossas memórias”, disse Weslley.