EUA vão exigir tecnologia anti-embriaguez nos veículos

12/11/2021 às 11:36 am

Nova lei aprovada nos Estados Unidos exigirá que os novos carros vendidos no país tenham tecnologia para detectar motoristas alcoolizados para impedir que continuem dirigindo.

No entanto, o projeto de lei não especifica qual tecnologia deve ser usada pelas montadoras para atingir esse propósito. O texto do projeto informa apenas que alguma medida deverá ser tomada pelas empresas fabricantes de veículos para cumprir este objetivo. De acordo com as estimativas da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão americano responsável por analisar e regular a segurança no trânsito nos Estados Unidos, dirigir sob efeitos de álcool e outras substâncias psicoativas contribui para um terço de todas os acidentes relatados nos Estados Unidos e é responsável por cerca de 10 mil mortes todos os anos. Segundo o órgão, o ano de 2021 foi ainda pior, uma vez que registrou mais de 20.160 mortes relatadas por essa razão apenas no primeiro semestre. No início deste ano, o NHTSA informou que estava trabalhando em um dispositivo que detectaria a concentração de álcool no sangue de motoristas através de métodos não invasivos, como sensores de toque e de respiração do indivíduo. Embora se esperasse que essa tecnologia fizesse parte dos veículos até 2027, o projeto de lei recentemente aprovado adiantou a data de implementação deste método estabelecido pela NHTSA e especifica que a nova tecnologia deve monitorar de forma passiva a conduta de um motorista para identificar com precisão se ele pode ser prejudicado pelo nível de álcool em seu sangue. Atualmente, motoristas que já foram presos por dirigirem embriagados nos Estados Unidos possuem um sistema de trava em seus veículos (autolock), que é capaz de desativar o carro caso a concentração de álcool no sangue detectada no condutor seja superior à permitida.

Antecipação da indústria – Mesmo ainda não sabendo qual tecnologia será oficialmente autorizada para evitar que motoristas não dirijam com seus sentidos alterados pelo uso e consumo de substâncias psicoativas, montadoras como a General Motors, a BMW e a Nissan já estão implementando alguns sistemas como parte de sua política de assistência ao motorista. Os dispositivos utilizados por estas montadoras analisam, por exemplo, o comportamento do motorista em busca de sinais como sonolência emitindo um aviso sonoro de alerta. Se o motorista não interromper a viagem ou se seu comportamento não melhorar, o carro acenderá automaticamente as luzes de emergência (pisca alerta), diminuíra a velocidade paulatinamente e então o motor será desligado.

Fonte: Portal Defesa e Redação TRÂNSITO LIVRE

últimas Postagens