Falta de recall irá aparecer no documento do veículo

03/10/2019 às 8:06 pm

O documento de licenciamento (CRLV) mencionará quando o recall não for atendido dentro do prazo de 1 ano. Denatran vai avisar diretamente ao dono do carro sobre recalls pendentes.

As novas regras para os recalls de veículos já estão valendo, informaram o Ministério da Justiça e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A principal mudança é que, caso o proprietário do veículo não atenda a uma campanha de recall no prazo de um ano, o não-comparecimento será mencionado no documento do veículo (CRLV).

A informação sobre o não-comparecimento ficará disponível tanto na versão em papel quanto na versão eletrônica do CRLV. Após o proprietário informar que atendeu à convocação, o CRLV será expedido no próximo licenciamento do veículo sem a anotação.

Um sistema do Denatran vai avisar proprietários de carros envolvidos em recalls da necessidade de reparos em seus veículos. O órgão entrará em contato com os atuais proprietários do automóvel através de mensagens de celular e por email.

Rodolfo Rizzotto, coordenador do SOS Estradas e autor do livro “Recall, o que as montadoras não contam”, elogia a medida, mas afirma que a divulgação poderia ser ainda mais abrangente:

“A medida é extremamente positiva, ha muitos anos se espera por medidas mais efetivas em relação ao recall. O que eu entendo que poderia ser aperfeiçoado é que as montadoras poderiam ser obrigadas a enviar para a imprensa a informação sobre recall, para que a divulgação não fique restrita aos anúncios da montadora.”

Rizzotto também defende a divulgação do detalhamento dos serviços realizados durante o recall:

“Nos Estados Unidos é assim, você tem condições de acessar e verificar todo o procedimento que será feito. De maneira que essa informação não fica restrita apenas às concessionárias da montadora, até porque a maioria das cidades brasileiras não tem concessionárias de todas as marcas. Seria possível criar uma rede de oficinas credenciadas para atender a convocação, onde o profissional seguiria todo o procedimento, sabendo exatamente as peças necessárias e qual a forma de corrigir o eventual defeito de fabricação.”

As novidades em relação ao recall foram determinadas através de uma portaria assinada em julho e que entrou em vigor na última terça-feira (1º).

últimas Postagens