Flórida estuda como prevenir carros na contramão

30/10/2018 às 2:05 pm

Pesquisadores da Florida State University (FSU) estão estudando como prevenir acidentes causados por motoristas na contramão. O chefe do estudo, Walter Boot, afirmou que os acidentes causados por motoristas na contramão representam apenas 3% dos acidentes de trânsito, mas são 27 vezes mais fatais do que a média.

Além de engenheiros de tráfego, o estudo contou também com psicólogos responsáveis por elaborar novos sinais de trânsito que chamem a atenção dos motoristas. De acordo com os testes realizados pelos pesquisadores, as placas tradicionais de contramão, como as utilizadas no Brasil, são pouco eficazes. Portanto, o estudo sugere a adoção de sinais inteligentes, que detectam automaticamente qualquer movimento no sentido contrário, acendendo fortes luzes para avisar o motorista.

Exemplo de sinal luminoso que se acende quando o motorista está na contra-mão.

Exemplo de sinal luminoso que se acende quando o motorista está na contramão.

Também sugere modificações no desenho das rodovias, com o objetivo de tornar mais difícil para os motoristas acessarem as rodovias na contramão. As sugestões da universidade já estão sendo testadas pelo departamento de trânsito da Flórida.

 

A imagem é do Departamento de Trânsito da Flórida

 

últimas Postagens