Ford apresenta tecnologia que alerta motorista sobre ocorrências na estrada

20/01/2020 às 1:29 pm

A Ford apresentou um novo sistema de alertas automáticos de ocorrências nas estradas, o LHI (Local Hazard Information, ou Informações sobre Perigos Locais). O sistema trabalha de forma autônoma gerando automaticamente alertas de ocorrências registradas pelos carros à frente.

Diferentemente dos sistemas de alerta de acidentes de trânsito convencionais, o LHI trabalha com informações registradas pelos automóveis, e não pelos motoristas. Isso permite que o sistema de alertas seja alimentado automaticamente, sem que os motoristas precisem comunicar a ocorrência a um aplicativo manualmente.

O sistema é alimentado por diversos fatores como o acionamento dos airbags, luzes de emergência e até mesmo limpadores de para-brisa. Além disso, sensores instalados no automóvel registrarão frenagens de emergência, movimentações bruscas e o acionamento automático do controle de tração, emitindo um alerta para os outros motoristas. O sistema agrega ainda informações de órgãos públicos sobre carros na contramão, obras na via e pessoas ou animais na pista.

A montadora estima que até o fim de 2020 mais de 80% de sua linha de veículos de passeio na Europa já circularão com a tecnologia, mas o sistema já está apto a captar informações de veículos de qualquer marca.

últimas Postagens