Gamificar do ato de dirigir pode tornar o trânsito mais seguro

06/03/2020 às 4:56 pm

Ao adicionar um elemento competitivo ao ato de dirigir, os desenvolvedores podem melhorar a qualidade do trânsito

 

O conceito de gamificação propõe a aplicação de mecanismos e dinâmicas de jogos em outros universos, o que tem sido usado como estratégia eficiente para diversas formas de conscientização. A gamificação se apresenta como uma abordagem positivista ao crescente número de multas, infrações e acidentes viários no Brasil. Isso significa não apenas punir o infrator com multas e sanções, mas premiar os bons comportamentos.

A gamificação do ato de dirigir pode ser feita através de tecnologias que geram e analisam dados para fornecer dicas, recompensas e desafios. Ao registrar a força com que o condutor freia, acelera ou faz a curva, por exemplo, os aplicativos podem desafiá-lo a se tornar um motorista melhor, oferecendo prêmios caso ele dirija de maneira segura e confiável.

A ideia é adicionar ao ato de dirigir experiências semelhantes a jogos. Os aplicativos podem definir desafios de condução no mundo real, focados na eficiência e na habilidade de direção, sendo oferecidas recompensas quando os motoristas atingem metas específicas. A gamificação também pode ter impactos positivos na economia de frotas comerciais, estimulando práticas mais seguras, diminuindo os custos com acidentes e imperícias.

Com desafios específicos projetados para cada necessidade, os aplicativos podem ajudar a melhorar a compreensão dos motoristas sobre eficiência e segurança nas estradas, elevando a qualidade do trânsito brasileiro e a habilidade dos motoristas particulares e profissionais.

 

últimas Postagens