Waze mostra os melhores países e cidades para dirigir

13/09/2016 às 11:49 am

Publicado em: 13/09/2016

O Waze está divulgando hoje a segunda edição do seu índice de satisfação de motoristas. O cálculo envolve uma série de indicadores para mostrar em quais países e cidades os motoristas se sentem melhor enquanto dirigem. Um site mostra de forma interativa os resultados.

O índice pode servir como uma espécie de ranking de melhores e piores lugares para se dirigir. O Waze divulga os dados divididos por países e por cidades (é preciso ter ao menos 20 mil usuários ativos por mês no app para que uma cidade entre no índice).

A lista de países é encabeçada pela Holanda, seguida por França e Estados Unidos. “A primeira e a terceira colocação repetem o ranking do ano passado. A novidade aqui é a França, que colocou novas cidades no nosso levantamento e conquistou o segundo lugar”, falou a EXAME.com Paulo Cabral, responsável pelo desenvolvimento de mercados na América Latina do Waze.

O Brasil, por sua vez, ocupa a 20ª colocação no ranking de países. Em comparação ao ano passado, existe uma ligeira queda causada principalmente por conta da chegada de novos países ao ranking—países que ficam à frente do Brasil, como Austrália e Portugal.

O índice é simples. Ele usa seis medidores para a criação do ranking. Os indicadores são: nível de trânsito; segurança; qualidade das vias e infraestrutura; serviços ao motorista; fator econômico e social (acesso a carros e variação no preço do combustível); e medição de quão boa é a rede de usuários do Waze no local.

Entre estes indicadores, os três primeiros ganham peso maior na conta. “Inicialmente, o Waze tem natureza social e de contribuição. Estamos pegando as informações que os usuários nos entregam e devolvendo a eles com maior valor”, explica Cabral.

Cidades

A cidade com maior índice de satisfação no Brasil é Volta Redonda, no Rio de Janeiro, com um dos melhores níveis de trânsito no mundo. Entre as capitais brasileiras, a mais bem colocada é o Distrito Federal.

Na outra ponta, Maceió traz bastante insatisfação. A cidade é a pior colocada entre as brasileiras e uma das piores colocadas no ranking global.

Veja abaixo o ranking com as 15 melhores cidades brasileiras para se dirigir, de acordo com o Waze. É importante lembrar que aqui entram apenas cidades com mais de 20 mil usuários ativos por mês no app.

Posição Cidade Estado
Volta Redonda RJ
Sorocaba SP
Atibaia SP
Taubaté SP
Jacareí SP
Grande Campinas SP
Brasília DF
Petrópolis RJ
Piracicaba SP
10º São José dos Pinhais PR
11º Bauru SP
12º Goiânia GO
13º Itajaí SC
14º Blumenau SC
15º Feira de Santana BA

últimas Postagens