Hackers estão furtando carros em Londres

15/01/2020 às 12:15 pm

Cada vez mais conectados, os automóveis se tornaram vulneráveis à ação de um novo tipo de criminosos.

Cresceu no Reino Unido o número de carros furtados por hackers, pessoas capazes de encontrar brechas de segurança ou vulnerabilidades no automóvel com o objetivo de acessar dados pessoais, controlar remotamente funções do veículo ou até mesmo furtá-lo.

A principal estratégia utilizada pelos hackers para furtar os veículos é manipular o sinal de rádio emitido pelas chaves presenciais, que são aquelas que permitem abrir as portas e dar a partida do motor sem tirar as chaves do bolso. De acordo com o jornal inglês Daily Mail, bastam 30 segundos para “clonar” o sinal emitido por essas chaves e abrir qualquer veículo que possua essa tecnologia.

Os criminosos costumam furtar carros que estejam estacionados em frente à residencia do proprietário. Os hackers utilizam uma antena para captar o sinal emitido por uma chave presencial que possa estar guardada dentro de casa, durante a noite ou durante uma viagem do proprietário. Caso seja encontrado um sinal, ele é repassado para outro aparelho, que reproduz a frequência da chave original. Assim, é possível abrir o carro e ligar o motor em questão de segundos, sem tocar no veículo.

últimas Postagens