Inteligência Artificial detecta condução de risco

19/11/2018 às 1:37 pm

Publicado em Folha de Londrina

Solução lançada na última terça-feira (13) monitora comportamento do motorista através de câmera e emite alertas em tempo real

Empresas de tecnologia de gestão de frota estão aplicando inteligência para identificar e analisar informações sobre o comportamento dos motoristas com o objetivo de educar os condutores, prevenir acidentes e ao mesmo tempo gerar economia para as empresas. Estima-se que 90% dos acidentes são causados por falha humana, e que uma fatalidade no trânsito pode custar mais de um milhão para uma empresa.

Na avaliação de Cristiano Caporici, gerente de Comunicação e Marketing do Grupo Tecnowise, holding de tecnologia aplicada à educação e segurança no trânsito, os condutores têm um importante papel na evolução do trânsito e da mobilidade. “A mobilidade humana é feita por e para as pessoas. Cada um tem um papel protagonista na mobilidade que é muito importante”, diz. Com informações sobre o comportamento dos motoristas em mãos, os gestores de frotas podem avaliar e capacitar cada condutor individualmente. “Se eu avalio esses dados, determino o perfil e sei quais os gaps de cada condutor, consigo treiná-lo especificamente naquela dificuldade.”

Durante a Safety Experience, evento organizado pela londrinense Veltec e patrocinado pelo Grupo Tecnowise, foram lançadas soluções que ajudam empresas a identificarem e corrigirem o comportamento do condutor. A Veltec apresentou o Vsafe, que acrescentou ao sistema de telemetria da companhia câmeras instaladas na cabine e no exterior dos caminhões para detectar situações de risco em tempo real. Através da câmera da cabine do caminhão, a tecnologia embarcada no veículo utiliza inteligência artificial para identificar o comportamento do condutor. Os aparelhos funcionam mesmo à noite e mesmo que o motorista esteja usando óculos escuros, pois são equipados com infravermelho.

As infrações são reportadas ao gestor de frotas e também ao condutor em tempo real. Ao motorista, são enviados alertas sonoros e visuais por meio de um dispositivo instalado no painel do veículo para que ele possa tomar providências imediatamente e evitar que o acidente aconteça.

“A maioria das soluções que existem no mercado mostra os problemas depois que eles já aconteceram. Nós ajudamos o motorista na hora, para que ele tenha a possibilidade de tomar uma decisão antes de causar um acidente. E caso ele não tome providências, todas essas infrações são enviadas para o sistema. Esse pedacinho de vídeo em que houve a infração é enviado para o sistema na nuvem, e todo gestor da frota pode entrar depois, olhar esses vídeos e identificar quais os motoristas com mais infrações de comportamento”, explica. “O que a gente faz é um processo de capacitação do motorista em tempo real”, ele completa. Com essas informações em mãos, o gestor também pode direcionar melhor as ações de treinamento e conscientização que deve executar a fim de capacitar sua frota.

Distração, sonolência, uso de telefone celular e consumo de cigarro ao volante são as situações que são identificadas e reportadas pela tecnologia. “São comportamentos que a telemetria não identificava, porque na telemetria eu pego basicamente dados que vêm do veículo, como velocidade, frenagem brusca, falha no motor”, observa Giovani Benedetti Penha, diretor de tecnologia da Veltec. Do lado de fora do caminhão, a câmera vigia a pista, monitorando a distância do caminhão com o veículo da frente e tempo de colisão, por exemplo.

últimas Postagens