Famoso jockey britânico é pego em teste do cabelo

01/10/2019 às 1:39 pm

O exame toxicológico de larga janela de detecção, capaz de detectar o uso de drogas em um período de 90 dias, é muito utilizado com o objetivo de diminuir o elevado risco de acidentes nas estradas brasileiras. Mas o exame também possui diversas outras utilidades. É o caso do esporte, onde cada vez mais o exame tem sido adotado para garantir a saúde dos atletas e a transparência das competições.

A entidade que comanda as corridas de cavalo na Grã-Bretanha têm realizado exames toxicológicos em seus jockeys profissionais. Recentemente, o famoso jockey William Carlson teve um teste positivo para o uso de cocaína. O britânico de apenas 29 anos admitiu ter feito uso da droga dias antes de uma prova.

O uso de cocaína tem se tornado comum entre os jovens britânicos. Dados apontam que 8% dos jovens de 16 a 24 anos admitem que fazem uso constante da droga. Entidades britânicas tem defendido a prática do esporte como forma de combater o uso.

William afirmou ao jornal The Sun ter feito uso da droga em um pub dois dias antes de uma corrida, como uma forma de autoafirmação. William também disse que vem sofrendo de depressão há alguns anos. O avô de William, o pentacampeão de turfe Willie Carlson, afirmou que o fato do neto ter sido pego no teste foi o melhor para William, que agora buscou tratamento para o vício em álcool e cocaína.

O novo sistema de detecção de uso de drogas nos jockeys ingleses é mais eficiente que o anterior, feito com a urina do esportista. Os atuais testes de cabelo são capazes de demonstrar o uso de drogas em até três meses de antecedência, já os testes de urina detectam o uso feito em até três dias antes.

De acordo com a British Horseracing Authority, os testes de cabelo serão adotados definitivamente para os jóqueis competidores em corridas de cavalo realizadas em solo britânico.

 

últimas Postagens