Jogo virtual para educação do jovem no trânsito

22/12/2020 às 10:40 am

Com foco na tecnologia para abordagem educativa com crianças e adolescentes, o Detran do Espírito Santo oferece em seu site um jogo chamado Na Rota do Bem, com diversas situações de trânsito em uma cidade virtual.

A ferramenta foi lançada durante o evento automotivo Mega Pit Stop, em Vitória/ES. O enredo do jogo virtual desafia os usuários com oito missões e uma contagem regressiva para que, com uma lupa e dicas em mãos, os “detetives” possam encontrar as pessoas que são bons exemplos no trânsito, respeitando o espaço coletivo, principalmente aquelas que garantam a proteção dos mais vulneráveis nas vias, como os idosos, crianças e pessoas com deficiência. A iniciativa, de acordo com a diretora geral em exercício do Detran/ES, Édina de Almeida Poleto, é mais uma estratégia inovadora para que a mensagem educativa chegue de uma forma pedagógica, lúdica e atrativa, principalmente, nas crianças e nos adolescentes. “A pandemia desafia todos a uma reinvenção e, com o Detran/ES não é diferente. Na atual gestão avançamos muito na digitalização dos serviços. E, com a inviabilidade de seguirmos realizando ações educativas nas escolas por todo o Estado de forma presencial, disponibilizamos esse jogo educativo on-line, abordando os comportamentos que todos, como atores do trânsito, desde pedestres a motoristas, devemos ter para evitarmos acidentes e, com isso, reduzir o número de mortes e pessoas com sequelas permanentes”, pontua. O jogo Na Rota do Bem pode ser acessado no site do Detran/ES (Clique AQUI) por meio do celular, do computador ou do tablet e é recomendado para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

AVALIAÇÕES – O empresário Emerson Calvo, que participava do Mega Pit Stop, experimentou o jogo e considerou extremamente válidas a iniciativa. “A educação de trânsito na base é fundamental. E passei isso na pele. Minha filha teve uma palestra na escola sobre a temática trânsito e, dias depois, estávamos no carro, fui mexer no celular e ela chamou a minha atenção”, revelou o empresário. “Não dirijo, mas vejo sempre gente fazendo besteira no trânsito. É gente que não atravessa na faixa, porque acha que é mais fácil o outro caminho. Gente que acha que é só uma dose de bebida. Perdi há 30 anos um primo e uma prima no trânsito, uma perda que nos marca até hoje. Por isso, tenho muito cuidado no trânsito”, contou Joselma Soares, a Jô, paulista radicada em Vitória, que também participou da ação. Com a filha no colo, o vendedor Mario Guimarães, segurando os três broches que ganhou no evento, apontou para um deles e disse: “o primeiro que sigo é esse, com a mensagem se vou dirigir não bebo. Sempre respeito essa atitude, ainda mais que sou pai e sei a responsabilidade que tenho com minha família. Quero, sobretudo para a minha filha, um trânsito melhor a cada dia, com mais respeito e punições de fato para quem infringe as leis”.

Fonte: Portal Em Dia ES

últimas Postagens