A Lei de Trânsito no Brasil é dura?

13/10/2020 às 10:37 am

Com certeza você já se perguntou muitas vezes por qual motivo há tantas infrações nas leis de trânsito e porque algumas são tão rigorosas. Mas isso não é só do Brasil. No mundo há controles bastante incomuns que, à primeira vista, não são fáceis de entender.  O Portal UOL listou algumas e vamos aqui reproduzir.

Bahrein: Vacilou, vai para a prisão – No Bahrein, as autoridades policiais podem prender um motorista por quase todas as infrações de trânsito. Exemplo? Se furar o semáforo vermelho, o motorista pode passar até seis meses na prisão, com uma multa de cerca de R$ 6.500. Se lesionar alguém em uma batida, seja pedestre ou até passageiro do veículo, esse motorista pode ficar até um ano preso.

Austrália: Foi às compras? Pese suas batatas – Uma lei de 1946 proíbe que motoristas na Austrália transportem mais de 50 kg de batatas se não forem funcionários da “Potato Marketing Corporation”. Para multar os infratores, os policiais não precisam ter uma balança; basta estimarem o peso olhando para a pilha de batatas. Entretanto, não há dados recentes de aplicações desta multa.

Japão: Não aceite carona de quem bebeu ou usou drogas – Direção após o consumo e uso de álcool ou drogas, é levada a sério no Japão. Não só para o motorista que estiver sob efeito da substância psicoativa. Ocupantes do veículo podem ser presos por até três anos e serem multados em até 500 ienes se estiverem em um carro com uma pessoa bêbada.

Suíça: Na dúvida, deixe o carro sujo. – Na Suíça, é ilegal que proprietários lavem seus veículos na garagem ou na frente de suas residências. A legislação proíbe que se despeje produto que possa contaminar a água do sistema de esgoto, incluindo, mas não se limitando, ao sabão usado para lavar carros. Assim, para lavar um carro na Suíça é necessário ir a um lava-rápido.

Tailândia: Use sempre camiseta – Uma regra importante para guiar qualquer veículo na Tailândia é estar vestindo uma camiseta. Com o clima tropical do país, em 2014 a lei foi estabelecida proibindo sob qualquer circunstância se dirigir carros e scooters sem camisa.

Suécia: Faróis sempre acesos – Na Suécia, é necessário que se dirija em 100% das ocasiões e horários com as luzes dianteiras ligadas. Ainda assim, não é preciso ter as luzes traseiras ligadas sempre. Elas podem ser utilizadas apenas à noite.

Chipre: alimentado e hidratado antes de embarcar – No Chipre, os motoristas são proibidos de beber (mesmo que seja apenas água) e comer o que quer que seja enquanto estão dirigindo. É necessário que os motoristas estejam o tempo todo com as mãos no volante. As luzes devem estar ligadas em qualquer momento do dia também.

África do Sul: Permaneça no carro – Não é uma lei, mas as autoridades sugerem na África do Sul que se fique no carro no caso de o veículo quebrar. O temor é que assaltos e atropelamentos possam ocorrer.

França: bafômetro é acessório obrigatório –Na França, é obrigatório para os motoristas desde 2013 carregar um bafômetro no carro. Na primeira versão da lei, motoristas que não carregasse o instrumento seriam multados. Porém, isso não chegou na versão final. De qualquer forma, está na lei.

Fonte: Portal UOL

últimas Postagens