Madri proíbe circulação de veículos poluidores

30/11/2018 às 2:32 pm

Publicado em O Globo

A partir desta sexta-feira, carros poluentes estão proibidos de circular no centro de Madri. A capital espanhola coloca em prática uma lei que restringe a circulação na área central da cidade de veículos movidos a gasolina registrados antes de 2000 e aqueles abastecidos com diesel que são anteriores a 2006. A medida é pioneira na Europa.

Estão livres da sanção apenas os veículos que pertençam a residentes da área, atendam ao transporte público ou se enquadrem em algum tipo de isenção. No mais,  apenas veículos que produzem emissão zero podem circular pela região central da cidade.

A nova regra é parte do plano “Madri central”, que pretende implementar zonas de baixa emissão que cubram 472 hectares. A medida é uma tentativa de reduzir em até 40% as emissões poluentes na área.

Outras cidades do mundo já implementaram restrições de circulação de veículos. Em maio, Hamburgo baniu veículos antigos movidos a diesel de algumas de suas vias. Em Londres, Milão e Estocolmo, por exemplo, há um pedágio para acessar o centro. Paris também tem uma iniciativa para baixar a emissão de poluentes. Na capital francesa, carros a diesel registrados entre 1997 e 2000 não podem circular das 8h às 20h.

Ainda assim, a medida espanhola é a mais ousada entre as cidades, uma vez que permite apenas carros com emissão zero. Entre as novas regras, a prefeitura estabelece que veículos híbridos e a gás poderão acessar a área e estacionar por um período máximo de duas horas. Carros movidos a gasolina e a diesel mais novos só poderão parar em estacionamentos públicos ou garagens particulares.

últimas Postagens