Manaus: nº de mortes no trânsito cresce 12% em 2018

05/11/2018 às 10:32 am

Publicado em G1

Uso do celular está entre três principais causas de acidentes, segundo Detran.

De janeiro a agosto deste ano, o número de acidentes de trânsito com mortes cresceu 12% em Manaus, em comparação com o mesmo período do ano passado. O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) aponta o uso do celular como uma das causas de acidentes.

Até agosto, 247 motoristas foram multados por conta do uso de celular ao volante na capital. A prática já é apontada como a terceira maior causa de mortes no trânsito, atrás apenas de excesso de velocidade e embriaguez ao volante.

Segundo Maria Leonice Reis, especialista em trânsito do Detran-AM, o uso do celular diminui o reflexo do condutor em relação ao que acontece à sua volta.

“Quando você atende o telefone celular, a sua concentração fica comprometida. Ao atender o telefone você fica com aquela visão tubular, visão direcionada, você olha só para frente e, quando você já está em cima do buraco, em cima da faixa de pedrestes, e é isso que causa acidentes”, disse.

As reações podem ser tão graves quanto o uso de bebida alcoólica, segundo ela. “Uma pessoa alcoolizada, quando encontra um obstáculo, um estímulo externo, ela leva 12 segundos para reagir. E quando você está atendendo o telefone celular aumenta para 35 essa reação. Então realmente atender telefone compromete muito”, enfatizou.

A proibição do uso de celular ao dirigir está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 252, e passou de infração média para gravíssima há dois anos, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

O CTB prevê como infração média os casos em que o condutor estiver utilizando fones de ouvido e infração gravíssima quando o condutor estiver segurando ou manuseando o telefone celular.

últimas Postagens