17 aplicativos para motoristas que adoram tecnologia

09/11/2018 às 1:51 pm

Publicado em Carro.Blog.Br

A tecnologia faz parte do dia-a-dia já há algum tempo, e para os motoristas isso é ainda mais verdade. Com a grande quantidade de acontecimentos e constante movimentação de um número tão grande de pessoas, é necessário utilizar alguns recursos tecnológicos para não cair em “ciladas”. Por isso trazemos algumas dicas de aplicativos que podem ser úteis para quem passa muito tempo no volante.

Waze

Talvez o Waze seja o principal aplicativo para motoristas. Ele é um excelente GPS, mas oferece muito mais do que isso. Um dos grandes diferenciais do aplicativo é seu aspecto colaborativo, que permite aos usuários informar em tempo real o que está acontecendo por onde passam. Isso aplicado em larga escala pode oferecer um dos melhores aliados para quem está ao volante.

Ao indicar o local de destino o app informa sobre as condições do trânsito ao longo de todo percurso, indica a rota mais curta e a mais rápida (nem sempre são a mesma), informa sobre possíveis acidentes, interdições e até mesmo buracos na via.

Outro ponto de vantagem do Waze é poder verificar o preço do combustível nos postos da região, abrindo a possibilidade de se dirigir ao mais barato com apenas um toque.

O app é totalmente gratuito, um dos seus pontos fortes. Está disponível para Android e iOS nas respectivas lojas virtuais.

Google Maps

O maior concorrente do Waze é o Google Maps, outro aplicativo GPS para smartphones e com recursos além da simples navegação. Para os que ainda não sabem, o Waze foi comprado pela Google em 2013, por isso suas ferramentas seguem sendo melhoradas com base naquelas funcionalidades. Mas alguns recursos lhe são exclusivos, e entre outras vantagens sobre o Waze temos que o Maps permite saber a rota até o destino com vários sistemas de transporte, como ônibus, trem, metrô, bicicleta ou mesmo à pé.

Outro diferencial é que o app Maps permite ter uma visão de satélite ou até mesmo real através do recurso Street View. Desse forma, é possível observar determinada região antes mesmo de chegar lá, o que pode ser uma boa medida de segurança.

O Google Maps também está disponível para Android e iOS e é totalmente gratuito.

Drive Awake

O Drive Awake é excelente para quem passa muito tempo no volante. Criado por uma rede de café tailandesa, ele é capaz de identificar se os olhos do motorista estão se fechando, momento de fazer uma pausa para um café. Assim que o app detecta o sono, imediatamente abre o mapa em direção a um local onde o motorista possa tomar um café para depois seguir viagem. Ele oferece versões para Android e iOS.

Uber

A locomoção nas grandes cidades está cada dia mais difícil, prova disso são os constantes congestionamentos nos horários de pico, uma boa forma de você sair dessa pressão sem ter que recorrer a um transporte coletivo e sem gastar muito é fazendo o download do aplicativo Uber no seu celular Android ou iOs.

Para quem é motorista e quer engordar o orçamento no final do mês, o Uber Motorista é uma boa ideia, com ele você pode atender chamadas e ganhar uma grana extra. Para ser um motorista Uber, é imprescindível que adicione a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR) em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que deve ser definitiva.

Accufuel

O Accufuel é um app que ajuda o motorista a saber quanto combustível seu carro está consumindo, mas para isso precisa que o próprio usuário ofereça certas informações ao aplicativo, como quilometragem, quantidade de combustível de cada abastecimento e preço pago em cada uma das vezes. O Accufuel faz o resto do cálculo, inclusive com a apresentação de gráficos. O único ponto negativo é que o app só funciona com sistema iOS.

Fuelio

Assim como o Accufuel, o Fuelio ajuda o motorista a cuidar melhor do carro, mas ao contrário do primeiro, ele só está disponível para Android. Com ele é possivel controlar o consumo de combustível, mas também pode-se controlar outros gastos como manutenção, revisão e seguro do veículo. Também aqui o motorista precisa colocar as informações pertinentes para que o app possa realizar todos os cálculos.

Aqui Alaga

O nome já diz tudo… o app serve para indicar ao motorista os pontos de alagamento da cidade, mas no momento ele só atende aos paulistanos. Uma das ferramentas do Aqui Alaga é de avisar os pontos da cidade de São Paulo que estão lidando ou sofrendo com o excesso de água em determinadas regiões.

Mas ele faz melhor, compartilha as vias que estão parciais ou totalmente bloqueadas, com base em informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Além das informações oficiais registradas, o app também é colaborativo e permite aos usuários colocar informações sobre alagamentos.

O app está disponível para as plataformas Android e iOS.

Car Dashdroid

O Car Dashdroid é uma ótima opção para quem precisa estar atento ao celular a todo momento, mas também precisa se concentrar em dirigir. O app transforma o celular numa pequena central multimídia como a dos carros mais modernos, deixando os botões maiores, permitindo acesso apenas aos recursos mais necessários como navegação GPS e telefonia, além de habilitar o comando de voz, com o qual é possível acionar as funções do aparelho sem tirar as mãos do volante.

Contudo, o app só está disponível para o sistema Android.

Read It To Me

O Read It To Me faz exatamente o que diz o nome “Leia isto para mim”, sendo capaz de transformar o texto de uma mensagem em áudio. Excelente para quem está constantemente em contato com clientes ou trabalha com um número grande de mensagens mas tem que estar ligado no trânsito.

Embora seja gratuito, conta com uma versão paga na qual é possível responder com mensagem de voz e o app transforma em texto. Infelizmente só funciona com o Android.

Carrorama

O Carrorama é outro aplicativo que ajuda o motorista a cuidar do carro. Ele permite controlar gastos de combustível, financiamento, seguro, e até coisas menores como pedágios e estacionamento, tudo apresentado em gráficos e porcentagens de modo muito claro.

O diferencial dele em relação aos outros aplicativos é que além de poder controlar os gastos, é possível também criar alertas de manutenção próxima, vencimento de parcela do financiamento ou seguro, entre outros alertas.

Nos trinques

A manutenção feita em dia e corretamente é um dos elementos de maior importância para a vida útil de todas as peças do veículo, e embora isso represente – à primeira vista – um gasto, na verdade pode ser sinônimo de economia a longo prazo.

O app Nos trinques tem a função de ajudar nessa tarefa, especialmente aquelas pessoas que não têm tempo para levar o veículo ao mecânico. O aplicativo oferece a contratação de serviços mecânicos em domicílio. Quando acionado, o mecânico vai à residência para fazer uma avaliação do veículo e apresentar um orçamento.

Onde parar

Um dos grandes inconvenientes de ir de carro para o centro da cidade, por exemplo, é descobrir um local para estacionar o veículo. com o aplicativo Onde parar esse problema foi resolvido, pois ele apresenta os estacionamentos nas proximidades, bem como os preços, formas de pagamento e horários de funcionamento. Assim que o local for escolhido o app cria uma rota para chegar até o estacionamento indicado.

Onde parei?

Este app completa o anterior. Com auxilio do GPS ele grava a posição onde o carro foi estacionado e ajuda os “esquecidos” a chegarem ao local onde deixaram o veículo. Assim que estacionar, ative o localizador do aparelho e o aplicativo guardará o local onde o carro foi deixado, criando uma rota para chegar até ele.

99POP

O 99POP é um aplicativo de motorista particular que surgiu em 2012 e tem, segundo eles mesmos dizem, a melhor taxa do mercado. Ele tem a versão passageiro e motorista. Em relação ao motorista, uma das principais vantagens é que o valor da corrida é transferido para a conta do titular em 20 minutos, bem diferente de outros que costumam levar uma semana.

Trekken

O Trekken é um app que analisa o comportamento do condutor e fornece informações de como o veículo está sendo guiado em curvas, com base na aceleração e velocidade do momento, ajudando o motorista a conduzir com responsabilidade e sem risco para si e os que lhe circundam. Disponível apenas para Android.

TruckPad

O TruckPad é como uma rede social de transporte de carga, e tem a missão de conectar os motoristas de transporte às empresas que precisam transportar seu material. O app apresenta ao motorista ofertas de serviços, com informações de valores, horário e local. Também conta com um chat para negociar com a empresa diretamente. Também este é disponível apenas para Android.

Mãos no Volante

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) fez em 2017 uma pesquisa que deu como resultado que usar o celular ao dirigir foi a terceira maior causa de acidente e mortes no trânsito. mas apesar dos riscos e de ser uma prática defesa em lei, os motoristas continuam fazendo uso do aparelho.

O app Mãos no Volante tem como função bloquear o recebimento de chamadas e mensagens enquanto o motorista estiver ao volante, basta indicar o tempo de viagem. Ele ainda permite configurar respostas automáticas em caso de ligação ou mensagens recebidas durante esse período. Ele é gratuito, mas está disponível apenas para Android.

últimas Postagens