Motoristas de aplicativo e os cuidados com o coronavírus

19/03/2020 às 2:00 pm

As empresas de transporte por aplicativo operando no Brasil estão divulgando ações para auxiliar os motoristas neste momento de pandemia. Os motoristas da Uber contaminados terão auxílio financeiro da empresa.

Motoristas e passageiros de táxis e carros de aplicativos estão mais sujeitos ao coronavírus, que pode ser transmitido de várias formas. A mais comum ocorre por meio de tosse ou espirros, além do toque em objetos e superfícies contaminadas. Outra forma de transmissão pode ser um contato físico mais próximo entre motorista ou passageiro.

O motorista deve, constantemente, passar álcool em gel para limpar as áreas de contato — em especial, maçanetas, puxadores de portas, descansos de braços, volante, pomo do câmbio, botões e outros elementos.

Em geral, as recomendações para os motoristas de aplicativo são:

  1. Lavar as mãos frequentemente e sempre com água e sabão. Apenas água não basta para eliminar o vírus;
  2. Complementar a higienização, quando possível, com álcool em gel 70%;
  3. Ao tossir e espirrar, cobrir boca e nariz com lenço descartável ou com o braço. Nunca com as mãos, que são um dos principais vetores de contágio;
  4. Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  5. Evitar contato físico com o motorista, como aperto de mãos;
  6. Andar com os vidros do carro abertos para arejá-lo sempre que possível;
  7. Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.
  8.  Caso esteja resfriado, tossindo ou com suspeita de contágio, não faça corridas. Entrar em um táxi ou carro de aplicativo nessas condições espalhará a doença.

A 99 criou uma página dentro do seu site com orientações para motoristas parceiros e passageiros sobre o que fazer, quais os sintomas, onde buscar ajuda e outras informações com foco na prevenção. O site é www.99app.com/coronavirus/.

Já a Uber anunciou no início do mês que continuará pagando os motoristas que forem obrigados a deixar as atividades por conta da doença. Nesta terça-feira, 17, a empresa afirmou que estenderá a medida a todo o território nacional. Até o início dessa semana não havia nenhum caso de motorista da Uber confirmado como portador da Covid-19.

Pelo comunicado da Uber, os motoristas que testarem positivo para a covid-19 ou que precisarem ficar em quarentena por suspeita da doença terão direito a uma assistência financeira calculada de acordo com a média de rendimentos diários dos últimos seis meses de trabalho do motorista. O valor será coberto por um período de 14 dias de afastamento do trabalho.

A Uber também afirmou que criará um auxílio para manter os carros limpos por meio da disponibilização de desinfetantes (embora a própria empresa tenha informado que o estoque desses produtos seja muito limitado), além da opção de entrega de pedidos do Uber Eats na porta do usuário, sem que haja contato direto.

Corridas compartilhadas 

Nos Estados Unidos e no Canadá, a Uber começou a suspender corridas compartilhadas, já que esse tipo de corrida coloca diversas pessoas dentro de um mesmo automóvel, ampliando a possibilidade de contaminação. O Sindicato de motoristas de aplicativo de Minas Gerais orientou os motoristas pela recusa de corridas compartilhadas. A Uber e a 99 ainda não se manifestaram sobre a possibilidade de suspensão do serviço de corridas coletivas no Brasil.

Mais informações

O Ministério da Saúde disponibiliza um número de Whatsapp: (61) 99289-4640 para dúvidas e informações sobre o coronavírus. O protocolo completo e atualizações diárias de novos casos suspeitos e confirmados podem ser encontrados no site do órgão: www.saude.gov.br/coronavirus.

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