Motoristas de aplicativo e os cuidados com o coronavírus
As empresas de transporte por aplicativo operando no Brasil estão divulgando ações para auxiliar os motoristas neste momento de pandemia. Os motoristas da Uber contaminados terão auxílio financeiro da empresa.
Motoristas e passageiros de táxis e carros de aplicativos estão mais sujeitos ao coronavírus, que pode ser transmitido de várias formas. A mais comum ocorre por meio de tosse ou espirros, além do toque em objetos e superfícies contaminadas. Outra forma de transmissão pode ser um contato físico mais próximo entre motorista ou passageiro.
O motorista deve, constantemente, passar álcool em gel para limpar as áreas de contato — em especial, maçanetas, puxadores de portas, descansos de braços, volante, pomo do câmbio, botões e outros elementos.
Em geral, as recomendações para os motoristas de aplicativo são:
- Lavar as mãos frequentemente e sempre com água e sabão. Apenas água não basta para eliminar o vírus;
- Complementar a higienização, quando possível, com álcool em gel 70%;
- Ao tossir e espirrar, cobrir boca e nariz com lenço descartável ou com o braço. Nunca com as mãos, que são um dos principais vetores de contágio;
- Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato físico com o motorista, como aperto de mãos;
- Andar com os vidros do carro abertos para arejá-lo sempre que possível;
- Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.
- Caso esteja resfriado, tossindo ou com suspeita de contágio, não faça corridas. Entrar em um táxi ou carro de aplicativo nessas condições espalhará a doença.
A 99 criou uma página dentro do seu site com orientações para motoristas parceiros e passageiros sobre o que fazer, quais os sintomas, onde buscar ajuda e outras informações com foco na prevenção. O site é www.99app.com/coronavirus/.
Já a Uber anunciou no início do mês que continuará pagando os motoristas que forem obrigados a deixar as atividades por conta da doença. Nesta terça-feira, 17, a empresa afirmou que estenderá a medida a todo o território nacional. Até o início dessa semana não havia nenhum caso de motorista da Uber confirmado como portador da Covid-19.
Pelo comunicado da Uber, os motoristas que testarem positivo para a covid-19 ou que precisarem ficar em quarentena por suspeita da doença terão direito a uma assistência financeira calculada de acordo com a média de rendimentos diários dos últimos seis meses de trabalho do motorista. O valor será coberto por um período de 14 dias de afastamento do trabalho.
A Uber também afirmou que criará um auxílio para manter os carros limpos por meio da disponibilização de desinfetantes (embora a própria empresa tenha informado que o estoque desses produtos seja muito limitado), além da opção de entrega de pedidos do Uber Eats na porta do usuário, sem que haja contato direto.
Corridas compartilhadas
Nos Estados Unidos e no Canadá, a Uber começou a suspender corridas compartilhadas, já que esse tipo de corrida coloca diversas pessoas dentro de um mesmo automóvel, ampliando a possibilidade de contaminação. O Sindicato de motoristas de aplicativo de Minas Gerais orientou os motoristas pela recusa de corridas compartilhadas. A Uber e a 99 ainda não se manifestaram sobre a possibilidade de suspensão do serviço de corridas coletivas no Brasil.
Mais informações
O Ministério da Saúde disponibiliza um número de Whatsapp: (61) 99289-4640 para dúvidas e informações sobre o coronavírus. O protocolo completo e atualizações diárias de novos casos suspeitos e confirmados podem ser encontrados no site do órgão: www.saude.gov.br/coronavirus.