
Nissan aposta em óculos de realidade aumentada
Publicado em Auto Esporte
Parece coisa de filme, mas pode estar perto de se tornar real. Durante a CES 2019 (Consumer Eletronic Show), a Nissan demonstrou uma tecnologia futurística. Trata-se de um conceito de Invisible-to-Visible – o invisível que se torna visível –, também conhecido como I2V. Basicamente, são óculos de realidade aumentada que criam uma experiência tridimensional para a direção. Mas como assim?
A tecnologia mescla o real e o virtual, através de uma central de dados de tráfego ao vivo. Esse sistema analisa o ambiente das ruas e estradas e usa informações dos sensores internos e externos para gerar informações para o carro e para o motorista. Eles fazem mapeamento em 360 graus e permitem que o motorista veja todo seu entorno em forma de projeção no painel do carro. O carro, que pode ser autônomo ou semiautônomo, consegue “ver através de paredes” e o motorista também consegue ter essa “visão Raio-X” através dos óculos.
Na prática, isso inclui, por exemplo, saber o que está acontecendo em uma via à frente e cortar caminho antes de chegar lá, melhorar a visibilidade da pista durante a chuva, fazer o dia parecer ensolarado dentro do veículo, mostrar qual faixa está com trânsito melhor e até descobrir se há vaga no estacionamento. Os sensores internos também podem monitorar o piloto e os passageiros, seja para dar assistência ou sugerir a necessidade de uma pausa para um café e descanso.
Está se sentindo sozinho enquanto dirige? O I2V também conecta quem estiver no carro com outras pessoas no mundo virtual, chamado de Metaverso. Com ele, familiares, amigos ou quaisquer outras pessoas aparecem em forma de um avatar tridimensional para fazer companhia. Isso é tão Black Mirror.