Nova Iorque começa a usar raios UV nos transportes públicos

26/05/2020 às 11:51 am

O metrô de Nova Iorque, assim como outros meios de transportes públicos, vai lançar esta semana um projeto-piloto de desinfeção de seus veículos e estações com luz ultravioleta – uma tecnologia inovadora similar à que já foi utilizada para desinfetar ônibus e trens na China – e que vai, agora, ser experimentada também nos transportes públicos da cidade.

Serão instalados 150 dispositivos que emitem raios-UV nesta primeira fase do projeto, com o objetivo de eliminar qualquer tipo de vírus (incluindo o novo coronavírus) das superfícies que são tocadas pelos passageiros. O sistema utiliza lâmpadas semelhantes às utilizadas em câmaras de bronzeamento que eliminam microrganismos que encontrem no seu raio de ação. É usada uma frequência pouco diferente, semelhante ao método muito usado em centros cirúrgicos de hospitais, por exemplo.

“A luz ultravioleta é um tipo de radiação eletromagnética que se encontra entre a luz visível e o raio X”, explicou Laura Alabart, diretora adjunta da Vesismin Health, uma empresa de desenvolvimento de produtos desinfetantes. Esta luz divide-se em três grupos: o tipo A, usado nos bronzeamentos artificiais; o tipo B, utilizado para tratamentos à psoríase; e o tipo C, o mais tóxico e que é utilizado contra a Covid-19.

Especialistas ouvidos dizem-se otimistas e que este tipo de desinfeção vai fazer muita diferença. “A luz UV que vai ser usada no metrô e na desinfeção dos ônibus é muito eficiente na eliminação do vírus que causa a Covid-19”, afirmou David Brenner, especialista da Columbia University.

A eficácia do programa e da tecnologia será testada nas próximas semanas, para determinar se serão instalados mais dispositivos em mais locais da rede de transportes urbanos nova-iorquina.

Fonte: Portal Observador

últimas Postagens