Nova York quer multar quem atravessa rua ao celular

22/05/2019 às 1:42 pm

Um projeto apresentado recentemente no Senado de Nova York quer proibir que pedestres atravessem a rua enquanto olham para o celular.

O projeto prevê multa  de até US$50 para quem for flagrado cometendo a infração pela primeira vez, podendo chegar a US$250 em caso de reincidência.

O texto da lei é bastante claro: “nenhum pedestre deve atravessar, em qualquer ponto da rua, enquanto usa equipamentos eletrônicos portáteis”. Além dos celulares, a lei também quer proibir o uso de tablets e videogames. O projeto, que ainda precisa ser votado em plenário, foi inspirado em uma lei da cidade havaiana de Honolulu de 2017.

Há exceção para os casos em que a pessoa esteja usando o aparelho para se comunicar com equipes de emergência. Policiais e outros agentes em serviço também estariam isentos de qualquer tipo de multa.

De acordo com estudo da Governors Highway Safety Association, o número de atropelamentos nos EUA aumentou 50% em 10 anos. O estudo também demonstrou que 75% das mortes acontecem à noite e em 32% dos casos há álcool relacionado. De acordo com a entidade, um fator possível para o crescimento do número de mortes de pedestres é o uso de smartphones: “uma fonte significativa de distração para todos os usuários das estradas”.

O projeto pode se lido na íntegra, aqui.

últimas Postagens