O Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito

16/11/2018 às 3:34 pm

No próximo domingo, dia 18 de novembro, celebramos o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito.
O espírito deste dia é relembrar aqueles que perderam a vida ou a saúde nas estradas do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que cerca de 1,2 milhões de pessoas morrem e 50 milhões são feridas em consequência de acidentes de trânsito anualmente em todo o mundo.

“As lesões causadas por acidentes de viação constituem um sério e negligenciado problema de saúde pública a nível mundial, que requer esforços concertados para uma prevenção eficaz e sustentável. De todos os sistemas com os quais temos de lidar diariamente, os sistemas de trânsito rodoviário são os mais complexos e perigoso. As projeções indicam que os números de mortos vão aumentar em cerca de 65% nos próximos 20 anos, a menos que exista um novo empenho na prevenção. Ainda assim, a tragédia por trás destes números atrai menos a atenção dos media do que qualquer outro tipo de tragédia menos frequente.”

Organização Mundial da Saúde

A data surgiu através da Federação Europeia de Vítimas da Estrada – FEVR, que criou, em 1995, a celebração anual do Dia Europeu em Memória das Vítimas da Estrada. Mas em 2002, o falecido Papa João Paulo II, perante o aumento exponencial do número de vítimas de desastres rodoviários no mundo, promoveu a transformação deste Dia Europeu em Dia Mundial. Em 2005, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou em Resolução a adoção oficial do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada é celebrado anualmente no terceiro domingo do mês de Novembro. Neste ano, as celebrações serão realizadas ao redor do tema: “A estrada conta histórias. Nem todas têm um final feliz.”

 

últimas Postagens