Obrigatoriedade do extintor de incêndio em veículos é discutida no Senado

16/09/2019 às 1:12 pm

Está em debate na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado Federal um Projeto de Lei (159/2017) que quer incluir o extintor de incêndio com carga de pó classe ABC entre os equipamentos obrigatórios dos veículos. O extintor ABC era obrigatório até o ano de 2015, quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução revogando a obrigação.

Porém, para o parlamentar Moses Rodrigues (Cidadania – CE), a presença do extintor em todos os automóveis é importante para salvar vidas, principalmente controlando incêndios em acidentes que acabaram de ocorrer. O uso correto do extintor evita agravamento de cenários antes mesmo da chegada dos bombeiros. O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), relator da proposta, afirmou que deve apresentar seu relatório nos próximos dias

O extintor ABC é indicado para apagar chamas em materiais sólidos, como plásticos, madeira, tecido (A); líquidos inflamáveis, como gasolina, álcool, diesel (B); e equipamentos elétricos energizados, como bateria e alternador (C).

 

 

últimas Postagens