OMS lança documento ressaltando papel das cidades na redução das mortes no trânsito

06/11/2019 às 3:08 pm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou recentemente um documento sobre o poder das cidades na resolução de problemas mundiais, especialmente as doenças não comunicáveis (como cardiopatias, câncer e diabetes) e o elevado número de acidentes viários e mortes nas estradas. Chamado de “O Poder das Cidades – Combate a Doenças Não Comunicáveis e Lesões de Tráfego Rodoviário”, o documento orienta gestores municipais a adotar políticas que melhorem a qualidade de vida e diminuam as mortes nas estradas.

De acordo com o documento, o desafio de melhorar a segurança no trânsito depende de que as cidades e os governos nacionais trabalhem juntos. A OMS ainda ressalta que a segurança viária está presente em dois Objetivos Sustentáveis da ONU:

O número 3, que prevê a redução pela metade das mortes no trânsito até 2020; e o 11, que prevê a adoção de soluções urbanísticas para a redução dos acidentes fatais.

O documento traz 4 caminhos para que os gestores municipais reduzam a mortalidade nas estradas:

  • Criação de ruas abertas à pedestres e ciclistas;
  • Redução do número de motoristas alcoolizados;
  • Gerenciamento de limites de velocidade;
  • Estimulo do uso do capacete e do cinto de segurança.

Fortaleza é a única cidade brasileira citada como exemplo positivo no trabalho de ampliar a segurança viária. A capital cearense é citada por trabalhar com dados e campanhas para melhorar a qualidade do transporte na cidade, reduzindo os acidentes e ampliando o uso de diferentes modais viários. A redução de alguns limites de velocidade também foi elogiada.

Além de Fortaleza, a OMS destacou os resultados positivos de iniciativas desenvolvidas por diversas cidades de países em desenvolvimento, onde ocorrem 90% das mortes por causas não transmissíveis no mundo, incluindo os acidentes de trânsito.

No ano passado, uma outra experiência brasileira também foi destaque no cenário internacional. Durante o congresso “The use of technology to promete road safety: brazilian experience” das Nações Unidas, a obrigatoriedade do exame toxicológico de larga janela de detecção para motoristas profissionais foi apresentada como uma ferramenta de sucesso para diminuição dos acidentes viários.

Medidas para resolver problemas de trânsito acabam por salva vidas e reduzem significativamente os custos da saúde e da previdência social. As vítimas de acidentes de trânsito chegam a ocupar até 90% dos leitos de emergência e traumatologia, o que impacta severamente as políticas públicas de saúde. O último capítulo do documento da OMS resume: “cidades podem ajudar a mudar a saúde pública para melhor.”

 

últimas Postagens