A partir do verão europeu serão mais difíceis os testes de segurança veicular

27/05/2020 às 11:41 am

Testes mais exigentes, com novas experiências de colisões frontais e laterais e critérios próprios para destacar a performance das tecnologias de assistência à condução, são algumas das novidades do novo protocolo de avaliação do EuroNcap, sistema europeu de avaliação de segurança e de proteção dos ocupantes dos veículos em circulação na Europa. Esse organismo independente de referência na Europa irá introduzir esses novos métodos de classificação, principalmente nos ensaios de novos modelos lançados no mercado.

De acordo com Matthew Avery, membro do conselho de administração do EuroNcap, o conjunto de alterações previsto reflete “a maior mudança nos protocolos de ensaios de colisão da EuroNcap numa década”, que é o mesmo que dizer que as estrelas  (que indicam índices de segurança de cada veículo testado) serão a partir de agora mais difíceis de alcançar.

Entre as novidades, está a introdução de uma barreira móvel deformável, o “Mobile-offset Progressive Deformable Barrier”, que substitui a barreira estática normalmente utilizada nos testes de colisão, de forma a garantir resultados mais realistas e próximos do que efetivamente acontece nos acidentes em condições reais de trânsito.

Também serão usados ‘dummies’ (bonecos que reproduzem a estrutura física do ser humano) de última geração, que permite detectar a ocorrência de ferimentos em novas áreas do corpo humano. Havendo ainda um novo protocolo de avaliação para as tecnologias de assistência à condução, dos sistemas de frenagem de emergência automática e da eficácia dos dispositivos de segurança do veículo após a colisão.

Assista o vídeo em inglês do novo protocolo de testes da EuroNcap clicando AQUI.

  • No Brasil, os testes de segurança veicular, que não são obrigatórios, seguem os padrões da LatinNcap que atua em toda a América do Sul e Caribe. Veja AQUI os resultados da ultima avaliação.
Fonte: Portal Motor24

 

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