Pesquisa diz que Uber retira maus motoristas de circulação

14/01/2020 às 3:10 pm

Um estudo apresentado no Encontro Brasileiro de Econometria afirma que o aumento do número de corridas da Uber propiciou uma melhora das condições do trânsito brasileiro.

De acordo com o estudo, muitos motoristas que pretendem ingerir bebidas alcoólicas têm feito a opção de deixar o carro em casa e solicitar o serviço do aplicativo. Quanto menor o número de motoristas alcoolizados ou drogados nas estradas, melhores as condições do tráfego no Brasil. Um outro fator de destaque para o estudo são os condutores que não gostam de dirigir ou não se sentem totalmente confortáveis ao volante. Muitas vezes, esses motoristas também preferem utilizar o serviço de transporte por aplicativo, melhorando o nível da qualidade média dos motoristas em circulação.

Em entrevista à revista Valor Investe, um dos autores do estudo, Yuri Barreto, diz que “nos dois casos, o resultado é um aumento da qualidade média dos motoristas em circulação. O motorista do Uber tende a ser tecnicamente melhor do que o motorista comum, não apenas o alcoolizado, pois dirigir é o seu meio de sustento, implicando em uma postura mais cautelosa”.

Barreto, que é doutorando do programa de pós-graduação em economia da UFPE, assina o estudo “Uber e segurança no trânsito: evidências das cidades brasileiras” juntamente com Raul Silveira Neto, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Luís Carazza, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

últimas Postagens