Pesquisadores desenvolvem placas de trânsito com nanotecnologia

27/08/2019 às 3:40 pm

Cientistas desenvolveram um adesivo que pode transformar qualquer placa de trânsito em um sinal inteligente.

Pesquisadores da Universidade de Buffalo (EUA) e de Shangai (China) desenvolveram um adesivo para ser aplicado em placas de trânsito e aumentar a eficiência dos sinais. O adesivo é formado por nanoesferas que refletem as fontes luminosas de maneiras distintas, mudando de cor ou piscando de acordo com o ângulo de observação e a velocidade da fonte de luz. Portanto, uma placa de trânsito que possua o adesivo aplicado pode ser vista de maneiras diferentes por um pedestre, um ciclista e um motorista de automóvel.

O objetivo desse novo material é aumentar a visibilidade das placas, diminuindo os riscos de acidentes causados pela sinalização ineficaz. O adesivo permite que placas de trânsito chamem a atenção de motoristas e pedestres distraídos apenas refletindo a luz dos faróis, sem necessidade de emitir luz própria.

Em testes realizados durante o desenvolvimento da pesquisa, foi possível fazer com que o motorista dirigindo acima da velocidade permitida enxergue a placa em uma cor diferente da cor usual.

Também foi possível fazer com que uma placa de trânsito piscasse, chamando atenção dos pedestres e avisando que um veículo se aproxima. Do ponto de vista do motorista do veículo o sinal permaneceu estável, mas para os pedestres a placa piscava conforme o carro e seus faróis se aproximavam.

Os cientistas divulgaram o novo material em um artigo publicado na revista Science Advances, disponível neste link.

últimas Postagens