Pet no trânsito: como garantir a sua segurança e a dele

21/08/2018 às 5:52 pm

Publicado em Folha Vitória

Para os apaixonados por seus bichinhos, nada melhor do que contar com a companhia deles. E durante um passeio não seria diferente! Antes de sair com ele, é importante sempre lembrar que ao transportar o pet no carro alguns cuidados precisam ser tomados para garantir a segurança de todos – dos passageiros humanos e dos bichos.

Como dirigir de forma segura com seu pet no trânsito?

Já existe uma resolução no Conselho Nacional de Trânsito que determina a obrigatoriedade do dispositivo Isofix ou Latch nos veículos. Em automóveis novos já está em funcionamento e até 2020 será obrigatório para todos os veículos.

Isofix é um sistema de segurança já utilizado fora do país para reter cadeirinhas infantis, fixando-as com segurança no assento. Mas, o que isso tem a ver com a segurança dos pets?

Existem coleiras próprias para serem usadas no banco traseiro. Dessa forma, o cão ou gato, fica preso e seguro caso uma batida ou freada. É importante também que a coleira seja peitoral, pois assim evita do animal se machucar ao se movimentar dentro do carro.

Se vai viajar ou apenas levar o amiguinho para o banho, é importante pensar nos utensílios que facilitam sua vida e priorizam a segurança.

Leis garantem a segurança

Além de pensar na segurança, há leis que podem facilmente ser infringidas mesmo sem a intenção. Acomodar o animal solto, entre os braços ou pernas, vai contra o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro. O trecho da lei proíbe que o motorista dirija com animais, criança, ou volume em seu colo. É uma infração média, com penalidade de multa.

Já o artigo 235, determina que não se transportem pessoas, animais ou crianças na parte externa do veículo. Ou seja, além de extremamente perigoso, deixar seu cachorrinho com a cabeça para fora da janela pode te resultar em uma multa de infração grave.

últimas Postagens